> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Capes fará apuração de carreiras promissoras


Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo
09/10/2003

Bastou a indústria petrolífera alertar, dois anos atrás, sobre a falta de engenheiros e hoje o curso de Engenharia de Petróleo é o segundo mais concorrido da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 21,8 candidatos por vaga. O Brasil tem jovens atentos às oportunidades e dispostos a se dedicar a novos campos. Mas que outras áreas precisam de cérebros e braços?
É o que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) quer tentar responder.
A Capes admite que está na hora de montar um novo plano estratégico para indicar áreas que precisam de profissionais e, conseqüentemente, de cursos ou vagas de graduação e pós-graduação. Aliás, está mais do que na hora de fazer o chamado Plano Nacional de Pós-Graduação, que deve ser concluído em 2004. "O último é de 1989 e hoje estamos desarmados quanto às demandas da sociedade", diz o presidente da Capes, Marcel Bursztyn. "Precisamos identificar que carreiras vão morrer ou nascer." Sem uma pesquisa abrangente, alunos e profissionais têm de adotar o "comportamento de manada": se muitos estão optando por uma carreira, ela deve ser promissora.
Seja na Engenharia de Petróleo ou em Relações Internacionais - curso mais concorrido da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em julho -, ainda falta saber quantos profissionais podem ser absorvidos e em quanto tempo. Sem isso, corre-se o risco de formar-se gerações de especialistas que já não encontrarão mais vagas. "Não sei se hoje egressos das escolas de administração estão conseguindo empregos. Já na área de meio ambiente, todo mundo está empregado", compara

http://www.estado.estadao.com.br/editorias/2003/10/09/ger010.html

O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader