Prevenção: informar é sempre o melhor caminho |
|
|
Publicado pelo site da SEE/SP 10/10/2003 |
Educação sexual e preventiva está deixando de ser tabu na Escola Estadual Vila Ercília de Algarve, em Itaquaquecetuba. Desde o ano passado, os 2.400 alunos de 5ª a 8ª série e Ensino Médio trabalham dentro e fora da sala de aula questões ligadas ao corpo, ao amadurecimento e às implicações de tudo isso na vida social e familiar dos jovens.
A Matemática ensina a calcular o peso e a massa do corpo, a História aborda a evolução da participação da mulher na sociedade, em Ciências os mistérios da reprodução são desvendados e, em Língua Portuguesa os alunos expõem suas dúvidas e angústias em redações, entre outras atividades.
Mas não são só os alunos que tiram suas dúvidas e aprendem a lidar com as modificações por que passa o corpo do adolescente. Os pais de alunos da escola também participam de reuniões, palestras, dinâmicas e bate-papos sobre as dificuldades e os desafios dessa fase.
Com o incentivo e o direcionamento do programa “Prevenção Também se Ensina”, da Secretaria de Estado da Educação, os pais de alunos são constantemente convidados a visitar a escola e a ficar alguns momentos na sala de bate-papo, um ambiente descontraído, com tapetes e almofadas espalhadas pelo chão, propício para romper as barreiras que ainda impedem o diálogo franco sobre prevenção na família.
O novo desafio é decidir como serão entregues as camisinhas. O Conselho de Escola já se reuniu, pais e mães de alunos da faixa etária a ser atendida foram ouvidos e até responderam questionários para decidir como o preservativo chegará às mãos dos adolescentes. A escola continua o debate e a reflexão até chegarem a um consenso por meio do diálogo, da disseminação da informação e da disposição constante para vencer novos obstáculos.
Leia a matéria na íntegra em:
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/2003_10_10_b.asp
Secretaria de Estado da Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|