Contato com a natureza encanta estudantes |
|
|
Publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo 13/10/2003 |
O verde das plantas e o colorido das flores encantam alunos de escolas públicas e particulares que visitam a sede do Projeto Pomar, promovido pelo Jornal da Tarde, em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual do Meio Ambiente e empresas privadas. Durante a visita, que leva uma hora às margens do Rio Pinheiros, as crianças conhecem a importância da natureza e ainda ganham uma muda de árvore para plantar na escola e acompanhar a evolução da espécie.
Os passeios agendados são feitos em dois períodos e divididos em grupos de, no máximo, 40 pessoas. Assim que a criançada desembarca no local, os monitores passam um vídeo com a história do Pomar e mostram imagens antigas do Rio Pinheiros. Em seguida, é a vez de uma das partes que mais chamam a atenção dos alunos: o viveiro, construído em uma estrutura de madeira de reflorestamento, com cerca de 500 vasos e 100 espécies de orquídeas.
Outra parada especial é em uma maquete, que explica a localização das margens arborizadas pelo Pomar. Lá, as crianças ainda recebem explicações sobre o preparo do solo e os processos de limpeza das águas do rio, a chamada flotação, onde o sistema faz a sujeira ficar à superfície da água, facilitando a retirada dos detritos.
"Nossa intenção é proporcionar um passeio divertido e conscientizar as crianças sobre a importância da natureza", disse o coordenador técnico do Pomar, Dagoberto Meneghini. Segundo ele, cerca mil crianças visitam o projeto por mês. "Também recebemos escolas de outros municípios."
Mas não são apenas os alunos que podem aproveitar e conhecer as belezas do Pomar. As famílias também estão incluídas nas visitas, que ocorrem durante a semana, exceto às quartas-feiras, quando uma equipe de voluntários aprende técnicas de jardinagem.
Para a arquiteta do Projeto Pomar Ana Lucia Borjato, o retorno das visitas é significativo. "Recebemos adolescentes que sempre fazem pesquisa nessa área e acabam nos trazendo as dúvidas para esclarecermos."
http://www.estado.estadao.com.br/editorias/2003/10/13/cid012.html
O Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|