MEC vai fazer diagnóstico dos povos indígenas |
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Publicado pelo Jornal da Ciência 13/10/2003 |
O MEC vai realizar um amplo diagnóstico dos povos indígenas do país, até o final de 2004, com o objetivo de elaborar políticas para o ensino médio indígena no Brasil
A decisão foi aprovada na primeira reunião da Comissão Assessora de Diversidade, da Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). As pesquisas serão promovidas e acompanhadas pela equipe do Programa Diversidade na Universidade.
Segundo a diretora de Ensino Médio, Marise Nogueira Ramos, várias etnias indígenas têm uma significativa demanda pelo ensino médio, principalmente grupos do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Roraima, e regiões Sul e Nordeste do país.
Além destes, também farão parte da pesquisa povos de Santa Catarina, Paraná, SP, Espírito Santo, RJ, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Ceará, Bahia, Tocantins, Goiás e Maranhão.
O diagnóstico prevê o levantamento geral do número de indígenas matriculados no ensino fundamental (1ª a 8ª séries), e do número de alunos de 5ª a 8ª séries, matriculados em escolas dentro e fora das terras indígenas.
Também deverão ser identificados os professores indígenas com licenciatura, além das condições pedagógicas e de infra-estrutura destas escolas.
Leia a matéria na íntegra em:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=13438
Jornal da Ciência
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