> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Chalita quer valorização dos professores


Publicado pelo site da SEE/SP
13/10/2003

Na abertura do I Congresso Internacional de Educação, ontem (13 de outubro), no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, o professor Gabriel Chalita, Secretário de Educação do Estado de São Paulo, voltou a defender a valorização dos professores como condição fundamental para a melhoria na qualidade do ensino no Brasil.
Recém-chegado de uma viagem de cerca de duas semanas à França e Inglaterra, onde conheceu de perto o sistema educacional local, Chalita destacou que o investimento na capacitação dos educadores deve ser permanente.

“Historicamente, não se investiu tanto quanto necessário na formação dos professores porque é algo mais difícil de se mensurar como realização. Construir escolas chama mais a atenção”, afirmou o secretário, que representou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin no evento. Para ele, um governo que tenha a preocupação constante com o preparo dos professores observará bons resultados no futuro.
O Secretário não deixou de ressaltar que o envolvimento da família no processo educacional dos filhos é outro fator fundamental. “Se o aluno está com dificuldade de aprender, cabe aos pais também buscar soluções para a questão.” Nessa linha, Chalita salientou ainda alguns benefícios proporcionados pelo programa Escola da Família, vigente desde agosto em todo o Estado de São Paulo. Segundo ele, quanto mais aberta a escola, melhor para a qualidade do ensino e para os alunos. “O vínculo com a instituição e com os professores é essencial.”

Além do secretário, participaram da mesa de abertura o ministro da Educação, Cristóvam Buarque, o presidente do grupo Santillana, Emiliano Martinez, o diretor-geral da editora Moderna, Andrés Cardo, o presidente de honra da editora Moderna, Ricardo Feltre, e o escritor português José Saramago – prêmio Nobel de Literatura em 1998.

http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/2003_10_13_b.asp

Secretaria de Estado da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader