> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Prêmio de Educação Infantil vai para Cruzeiro


Publicado pelo site de Folha Online
14/10/2003

O projeto "E por falar em saudade", que trabalha em cima da auto-estima de crianças em situação de risco, da Escola Municipal de Educação Infantil Professor Marcínio Pereira de Castro, na periferia de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, ficou com o prêmio Qualidade em Educação Infantil 2003.

A intolerância e agressividade da maioria dos alunos que vive em ambientes violentos despertaram a necessidade da realização de um trabalho dentro da sala de aula que abordasse as questões emocionais destas crianças, além de despertar o diálogo em família.

O ponto de partida do projeto foi o livro "Colcha de Retalhos", de Conceil Correia da Silva e Nye Ribeiro Silva, que foi lido, comentado e discutido na escola. Em seguida, as crianças levaram a publicação para casa para que seus pais pudessem ler e depois enviar para a professora um retalho de tecido com um texto que explicasse qual a emoção que aquele pedaço de pano significava para suas vidas, tal qual a história abordada no livro.

A professora Vera Lúcia Carvalho dos Reis conta que essa "tarefa" criou um diálogo entre os pais. Enquanto eles faziam a leitura do livro em casa, na escola as crianças aprendiam sobre as várias formas de se sentir saudade: carinhosa, triste ou alegre. Como extensão do trabalho, os alunos discutiram filmes, músicas, desenhos e poesia.

O projeto foi além da sala de aula e envolveu também funcionários da escola e toda a comunidade. "Hoje, crianças que eram revoltadas ou choravam muito, estão mais felizes, sorridentes, solidárias e sabem como reagir aos problemas", conta a professora Vera Lúcia Carvalho dos Reis, tomando como exemplo o filho de um presidiário que se emocionou com o retalho e o texto que recebeu do pai.
Leia a matéria na íntegra em:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u13953.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader