Cresce procura por licenciaturas |
|
|
Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 15/10/2003 |
Apesar das dificuldades da carreira, cresce a procura por cursos de licenciatura, que formam professores de ensino médio e fundamental. De acordo com o levantamento Estatísticas dos Professores no Brasil, em 1991 havia três candidatos por vaga nesses cursos oferecidos por instituições públicas, proporção que subiu para cinco em 2002 - nas faculdades privadas, a relação candidato vaga caiu de 1,4 para 1,1.
Nesse período, o total de novos estudantes nos cursos de licenciatura mais do que dobrou na rede pública e na particular, totalizando 361 mil novos alunos em 2002. O relatório ressalva, no entanto, que nem todos os estudantes seguirão a carreira de professor, da mesma forma que é elevado o número de vagas não preenchidas nesses cursos.
Paralelamente ao crescimento das matrículas nas licenciaturas, caiu a quantidade de professores formados em nível médio, nas escolas de magistério. Isso está ligado à exigência de nível superior prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O relatório enfatiza a preocupação do governo com a falta de docentes de Química e Física.
O levantamento mostra ainda que as mulheres são maioria entre os docentes.
No caso da disciplina de Português, na 4.ª série do ensino fundamental, elas ocupam 92% das vagas; em Matemática, 91%.
O MEC estima que, até 2006, haverá crescimento da demanda por professores em todos os níveis, à exceção das primeiras quatro séries do ensino fundamental. (D.W.)
http://www.estado.estadao.com.br/editorias/2003/10/15/ger009.html
O Estado de S. Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|