Reverência aos poetas do magistério

Artigo de Gabriel Chalita publicado pelo site da SEE/SP
15/10/2003

Neste dia 15 de Outubro, como acontece todos os anos, há algo diferente no ar. Uma força e uma beleza incomensuráveis se desprendem do cerne do universo educacional e contagiam ambientes variados. Contagiam todas as pessoas que, por um segundo, param para refletir sobre a importância dos professores. Sobre a contribuição efetiva que têm para a formação de gerações sucessivas. Sobre o modo apaixonado com que se entregam ao exercício cotidiano do magistério. Reside aí a sua imensa força: na paixão. No jeito singular e quase heróico com que enfrentam e superam desafios diversos.

Hoje, de forma especial, os ideais de Anísio Teixeira, Paulo Freire, Maria Montessori, Jean Piaget, Vigotsky, Darcy Ribeiro e tantos outros educadores que fizeram história certamente pulsam com mais intensidade nos corações de todos os seus discípulos. Mestres espalhados pelos quatro cantos do mundo. Cavaleiros e amazonas incansáveis, movidos por sonhos, projetos, idéias e, sobretudo, por coragem. Coragem para enfrentar e vencer as lutas diárias dessa saga sublime que é ensinar, transmitir saberes, propiciar cidadania, despertar talentos, desenvolver habilidades.

Todos esses desafios instigantes norteiam o destino dos componentes desse verdadeiro exército do bem. Soldados que empunham livros em vez de armas. Poetas vivíssimos que declamam a própria grandeza da vida nas salas de aula do mundo. Declamam, portanto, possibilidades de futuro para seus numerosos aprendizes. Declamam seus versos livres, suas prosas impregnadas de amor pela arte de educar, seu esforço ininterrupto em compartilhar informações e conhecimentos... Tudo converge para que mereçam nossa absoluta reverência.

E é esse o nosso objetivo maior neste Dia dos Professores. A Secretaria de Estado da Educação se orgulha de possuir em seu quadro de funcionários 230 mil educadores. Homens e mulheres comprometidos – de corpo e alma – com as exigências, alegrias e lutas pertinentes ao exercício do binômio ensino-aprendizagem. Profissionais dedicados que trabalham dia a dia pela implementação de uma educação de excelência. Uma educação capaz de oferecer aos estudantes uma aprendizagem integral, humanista, voltada ao crescimento pessoal/profissional e emocional/intelectual de crianças e jovens e adultos.

Nosso projeto educacional para São Paulo jamais seria possível sem o auxílio precioso desses parceiros magníficos. Verdadeiros companheiros de jornada que estudam, planejam, experimentam, discutem, debatem, refletem e proporcionam o surgimento de consciências críticas em seres humanos capacitados não só para o trabalho mas para a real e complexa aventura que é a vida no século XXI. São eles os guardiões de meninos e meninas, moças e rapazes que configuram a esperança em tempos melhores. Eles, os professores, assumem para si a responsabilidade inenarrável de ser, a um só tempo, misto de educadores, tutores, pais, mães, amigos, irmãos mais velhos, psicólogos, médicos, enfermeiros...

Ser educador é conjugar o mundo no plural. É acreditar na robustez e na intensidade do “nós” em detrimento da fragilidade solitária do “eu”. Sobre essa união mágica de “eus”, no poema “A escola”, Paulo Freire nos revela: “Escola é, sobretudo, gente,/ gente que trabalha, que estuda,/ que se alegra, se conhece, se estima./ O diretor é gente,/O coordenador é gente,/ o aluno é gente,/cada funcionário é gente. E a escola será, cada vez melhor/na medida em que cada um/se comporte como colega, amigo, irmão./ Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados (...)”/. É isso. Sabemos que nossos educadores acreditam e trabalham por essa educação “plural”, guiada e orientada para o coletivo e para a felicidade.

Vocês, mestres, estão contribuindo para a escritura de uma nova história da educação. E, para isso, esperamos que o espírito inquieto, dinâmico e idealista de todos vocês prossiga contaminando cada vez mais corações e mentes. Seres em formação que – em um futuro breve – serão homens e mulheres aptos a imprimir suas marcas na História. Indivíduos dotados de consciência crítica, talentos e habilidades ne

Secretaria de Estado da Educação