Cândido recebe Troféu Guerreiro da Educação |
|
|
Publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo 17/10/2003 |
Considerado um dos mais importantes críticos literários brasileiros, professor da Universidade de São Paulo (USP), sociológo e escritor, Antônio Cândido foi o agraciado deste ano com o Prêmio Professor Emérito - Troféu Guerreiro da Educação, uma promoção do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e do Estado. A premiação será entregue hoje, a partir das 9h30, no auditório do Estado.
Autor do clássico Formação da Literatura Brasileira, Cândido junta-se a uma galeria que inclui a ex-primeira dama e antropóloga Ruth Cardoso, o engenheiro Hélio Guerra, o economista José Pastore, o jurista Miguel Reale, o médico Luiz Décourt e a ex-ministra da Educação Esther de Figueiredo Ferraz. O objetivo da premiação, criada em 1997, é homenagear personalidades que se destacam na área educacional, área considerada prioritária pelo Estado.
O professor reagiu com humildade ao ser informado da premiação, para a qual houve 600 indicados. "Quando recebo um prêmio dessa expressão, penso que deveria ser dado a outra pessoa. Fico perplexo e honrado, pois é muito agradável saber que outros apreciam o que nós fazemos", disse.
Presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE) - entidade fundada por Cândido e Mário de Andrade -, Claúdio Willer destacou a importância do trabalho do intelectual. "Faz falta um crítico do porte de Antônio Cândido, que revelou, nos anos 40, escritores como Guimarães Rosa, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto."
Antônio Cândido criou, com Décio de Almeida Prado, o suplemento literário do Estado, gênese do atual caderno de Cultura. Ao lado de Almeida Prado, também crítico de literatura, já havia formado a primeira equipe da revista Clima.
O Troféu Guerreiro da Educação, de autoria do artista plástico Cássio Lázaro, representa um guerreiro que carrega um lápis, como "arma cultural".
http://www.estado.estadao.com.br/editorias/2003/10/17/ger016.html
O Estado de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|