Censo do Magistério inicia em novembro |
|
|
Publicado pelo Jornal da Ciência 17/10/1003 |
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do MEC, Luiz Araújo, convidou nesta quarta-feira os professores e servidores da educação básica -que vai do ensino infantil ao médio - de todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, a participarem do Censo dos Profissionais do Magistério, que terá início em novembro.
Pelo censo, o MEC pretende buscar informações diretamente com os professores para ter um quadro real de quantos são, onde estão, como e em que condições trabalham, que níveis de formação atingiram, os salários que ganham e quais são suas demandas.
Um dos itens mais importantes do censo, que tem quatro páginas, trata da formação continuada dos professores. Nesse campo, o ministério quer um detalhamento sobre sua formação inicial, os cursos que estão fazendo, em que tipo de instituição estudam, como avaliam essa formação e qual o impacto que sentiram na sala de aula.
A partir desse conjunto de informações, o ministério vai definir as novas políticas públicas de formação e de reequipamento das escolas, com bibliotecas e laboratórios, além de construir parcerias com Universidades, estados e municípios para a execução dos programas, informa o presidente do Inep.
Acompanha o questionário do censo um cadastro, de preenchimento voluntário, que será usado pelo MEC na montagem do Sistema Nacional de Certificação e Formação Continuada de Professores. Do cadastro, devem constar o nome, o endereço e um perfil socioeconômico e cultural do professor.
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=13576
Jornal da Ciência
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|