> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Ministério inaugura conversa virtual


Publicado pelo Jornal da Ciência
20/10/2003

Um novo espaço de diálogo com professores, estudantes, dirigentes da educação e a população foi inaugurado nesta quinta-feira pelo MEC

É a conversa virtual, um sistema via internet, semelhante ao chat, que permitiu ao ministro Cristovam Buarque responder on line perguntas vindas de todo o Brasil, sem sair do MEC.

Das 10 às 11 horas, o ministro deu 20 respostas sobre variados assuntos, da educação infantil ao ensino a distância, da formação de professores ao sistema de avaliação das instituições de ensino superior.

O interesse pela conversa virtual foi considerável: chegaram aos computadores do ministério 723 perguntas. Uma delas foi feita pelo mineiro Rogério Delamare, da cidade de Pedro Leopoldo, que queria saber sobre a possibilidade da universalização da educação no Brasil, apesar das desigualdades.

Segundo o ministro, a experiência foi aprovada. 'Tivemos um diálogo direto com estudantes, professores e cidadãos, e o melhor é que isso tudo aconteceu a um custo zero', disse.

O Centro de Educação e Tecnologia, vinculado à Secretaria de Educação a Distância (Seed), do MEC, foi o responsável pela construção do software e pela montagem do sistema de conversa virtual. Para receber e encaminhar as perguntas, foram montadas três equipes.

Uma fez a triagem, a outra selecionou os assuntos por área e a terceira, formada por técnicos de cada secretaria, encaminhou subsídios ao ministro.

Segundo a assessora de imprensa da Secretaria de Educação Infantil e Fundamental, Christina Mendes, a maior parte das perguntas que ela ajudou a responder foi sobre valorização, incentivo salarial e formação.

Ao final da conversa virtual, o sistema detectou 723 perguntas enviadas, 1.500 conexões na página do MEC e mil pessoas puderam presenciar o ministro ao vivo.

As perguntas não respondidas na hora foram encaminhadas às secretarias do ministério, que irão respondê-las. A conversa faz parte das ações que o MEC realizou esta semana para homenagear o professor.

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=13612

Jornal da Ciência

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader