Médicos brasileiros aderem a medicina chinesa |
|
|
Publicado pelo site do Governo do Estado de SP 16/10/2003 |
A Secretaria de Estado da Saúde começa hoje, 17 de outubro, um programa de treinamento e formação em medicina chinesa para médicos da rede estadual. O objetivo é disponibilizar técnicas médicas como acupuntura à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, participa, no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, às 19h, do lançamento do projeto, abrindo a primeira aula do Curso de Especialização em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa, para médicos, e do Curso de Terapêutica Tradicional Chinesa, destinado a qualquer profissional de saúde com nível superior de educação.
Os cursos de especialização, que começarão em novembro e terão duração de um a dois anos, com aulas teóricas a cada 15 dias e aulas práticas semanais, são resultado de um termo de cooperação assinado em agosto entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil (AMC).
Além de formar novos acupunturistas e disseminar a prática da medicina chinesa na rede pública de saúde, a Secretaria treinará profissionais de saúde para aplicação de terapêuticas chinesas como fitoterapia, dietoterapia, meditação e práticas físicas como LienChi e SuoChi para a
prevenção de doenças e recuperação da saúde.
A iniciativa significa um avanço na área da saúde pública em São Paulo. 'A idéia é disponibilizar as técnicas chinesas aos pacientes que não têm condições de pagar clínicas particulares, ampliando o conceito de acesso universal à saúde', afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Para participar dos cursos de especialização é preciso procurar o Conjunto Hospitalar do Mandaqui_ avenida Voluntários da Pátria, 4.301, Mandaqui - Zona Norte da Capital.
http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.asp?id=42571
Site do Governo do Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|