MEC e CUT assinam programa de alfabetização |
|
|
Publicado pelo site da Folha Online 21/10/2003 |
O MEC (Ministério da Educação e Cultura) e a CUT (Central Única dos Trabalhadores) formalizam ontem, dia 21, o \"Programa Brasil Alfabetizado\". Pelo pelo protocolo de intenções, assinado pelo ministro da Educação Cristovam Buarque e pelo presidente da CUT, Luiz Marinho, começa uma ação que pretende alfabetizar 300 mil jovens acima de 15 anos e adultos num período de três anos.
De acordo com informações do MEC, o objetivo desta ação conjunta é levar a alfabetização aos desempregados e aos trabalhadores rurais e urbanos ligados a sindicatos, federações e confederações filiados à CUT e aos beneficiários do programa Fome Zero, em todos os estados.
A cada ano, começando em 2004, serão alfabetizados 100 mil jovens e adultos, o que permite concluir a tarefa de alfabetizar 300 mil em 2006. Para tornar viável a parceria, a CUT se compromete a apresentar um plano de trabalho com metas a serem atingidas, etapas de execução e formas de aplicação dos recursos. Com o cronograma pronto, serão assinados convênios onde o Ministério da Educação, pelo Programa Brasil Alfabetizado, libera as verbas.
Hoje, com recursos do Programa Brasil Alfabetizado, estão em processo de alfabetização 1,2 milhão de pessoas, fruto de 40 convênios assinados entre o MEC e instituições de diferentes áreas, dentre elas ONGs, universidades, igrejas, sindicatos e entidades empresariais.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u14028.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|