Brasil e Índia criam intercâmbio em educação |
|
|
Publicado pelo site Folha Online 22/10/2003 |
O Brasil vai criar grupos de trabalho com a Índia para aprofundar o intercâmbio no campo da educação. A decisão foi formalizada pelo ministro de Assuntos Exteriores indiano, Yashwant Sinha, e pelo chanceler Celso Amorim, durante a primeira reunião da Comissão Mista Brasil-Índia, realizada em Nova Delhi.
As propostas enviadas pelo Ministério da Educação e encaminhadas pela conselheira Almerinda Augusta de Freitas Carvalho, chefe da Divisão de Cooperação Internacional do Itamaraty, abrangem áreas como educação especial, média e tecnológica, aperfeiçoamento em nível superior e erradicação do analfabetismo.
A Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) incluiu, entre as sugestões, o incremento da parceria com a Universidade Aberta Indira Ghandi e com o Instituto Nacional de Educação Aberta da Índia (National Institute of Open Schooling).
As propostas do MEC deverão ser detalhadas durante visita que o ministro da Educação Cristovam Buarque deve fazer à Índia, no início de novembro próximo, quando participará da reunião do grupo de alto nível do programa Alfabetização para Todos, da Unesco.
A aproximação com países emergentes na área da educação é apoiada pelo ministro Cristovam Buarque, que defende, por exemplo, a ampliação das opções no fluxo de intercâmbio em pós-graduação -- hoje concentrado nos Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra e Espanha.
Leia a matéria na íntegra em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u14042.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|