Jovens da Febem são monitores de informática |
|
|
Publicado pelo site da SEE/SP 22/10/2003 |
Com ótimas perspectivas de conseguir um emprego na rede estadual de ensino, 152 adolescentes que cumpriram treinamento de quatro meses oferecido pela Fundação Bradesco recebem certificado para atuar como monitores de laboratórios de informática em escolas da rede estadual. A cerimônia de entrega dos certificados ocorre nesta quinta-feira, 23 de outubro, no Teatro Fernando Azevedo da Secretaria de Estado da Educação, às 17h30.
Durante o evento, 11 meninos que já estão trabalhando nas escolas receberão o contrato de estágio assinado pela Secretaria da Educação. Com a perspectiva de emprego proporcionada pela parceria entre o Bradesco e a Secretaria, outros 43 jovens já receberam do judiciário o benefício da desinternação.
A entrega dos certificados será feita a um representante de cada uma das 21 unidades da Febem da Capital, em que a primeira fase do curso da Fundação Bradesco foi realizada.
São adolescentes que acompanharam o curso em duas turmas (uma entre 14 de abril e 14 de agosto e outra entre 12 de maio e 12 de setembro) e depois foram capacitados para atuar como monitores de laboratórios de informática. Os jovens serão contratados em regime de meio período pelas escolas, ganharão da Secretaria uma bolsa no valor de um salário mínimo e deverão estar com a progressão de medida para semiliberdade ou liberdade assistida pelo Poder Judiciário.
O programa deve atingir todas as 68 unidades da Febem na Capital e no Interior durante o ano de 2004. O secretário da Educação, professor Gabriel Chalita, entende que os adolescentes internados por delitos leves podem, com um programa dessa natureza, obter progressão da pena para semiliberdade ou liberdade assistida, porque estarão capacitados a desempenhar uma atividade útil. A abertura de vagas de estagiários na rede pública de ensino, autorizada pelo governador Geraldo Alckmin em abril, é uma forma eficiente de estimular o Poder Judiciário a conceder a progressão de pena aos jovens certificados pela Fundação Bradesco, abrindo vagas no sistema de internação para adolescentes em conflito com a lei que hoje estão nas delegacias dos municípios e na Unidade de Atendimento Inicial da Febem.
Leia a matéria na íntegra em:
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/2003_10_22_a.asp
Secretaria de Estado da Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|