Salomé estréia hoje depois de 80 anos

Publicado pelo site da Prefeitura de São Paulo
24/10/2003

A Orquestra Sinfônica Municipal apresenta, pela primeira vez em sua história, "Salomé", de Richard Strauss. A ópera estreou em 1905, inspirado na peça teatral homônima de Oscar Wilde, mas só chegou ao Theatro Municipal nos anos 20, por duas companhias: uma francesa e outra alemã. A montagem que estréia na sexta-feira (24 de outubro) traz de volta o espetáculo, depois de 80 anos da última apresentação em São Paulo.
A regência e direção musical ficaram a cargo do maestro-titular da OSM, o norte-americano Ira Levin, que convidou a soprano inglesa Morenike Fadayomi para interpretar a jovem sedutora Salomé. Já a direção cênica leva o nome da cineasta Ana Carolina, que imprimiu ao espetáculo o clima em branco e preto dos clássicos do cinema.

Ana Carolina optou por ambientar a história de Salomé e sua paixão pelo profeta João Batista nos desertos da Galiléia. O palco do Municipal está coberto por dunas brancas, no cenário montado por Henrique Lanfranchi. João Batista, que será interpretado pelo barítono norte-americano Donnie Ray Albert, diferentemente das montagens habituais de "Salomé", cantará suas árias em uma prisão em forma de esfera. Geralmente, o solista fica fora do palco, como se a prisão fosse no calabouço do palácio de Herodes (padrasto de Salomé). Herodes, por sua vez, será interpretado pelo tenor alemão Wolfgang Schmidt e, Herodíades, mãe de Salomé, pela meio-soprano brasileira Cèline Imbert.

A diretora convidou outro parceiro do cinema para "Salomé". Trata-se do diretor de fotografia Rodolfo Sanches que, além de trabalhar com Ana Carolina em "Sonho de Valsa", "Amelia" e "Gregório de Mattos", foi diretor de fotografia de "Pixote", "Sábado" e "Boleiros".
Ana Carolina já dirigiu outra ópera de Strauss, "Ariadne auf Naxos", em 1988, no Municipal do Rio de Janeiro. No cinema, é diretora de "O sonho não acabou", "Das tripas coração", "Mar de Rosas", "Sonho de Valsa", "Amélia" e "Gregório de Mattos", entre outros filmes de longa e curta metragem.
Para a diretora, a tragédia é "a exacerbação do limite familiar" e sempre causa impacto na platéia "porque os pecados da carne são mobilizadores". O espetáculo dura 1h40 e a história é contada em tempo real. Ana Carolina enfatiza a porção romântica dessa tragédia até mesmo nas cenas finais, em que a personagem principal delira com o "prêmio" de seu capricho: "É tão romântica a parte de Salomé que é feita para esquecer que ela está em cena com uma cabeça".

Serviços:
Ópera de Richard Strauss em um único ato
Com Orquestra Sinfônica Municipal
De 24 de outubro a 1º de novembro
Regência e direção musical: Ira Levin
Direção cênica: Ana Carolina
Solistas:
Morenike Fadayomi (soprano inglesa, Salomé),
Wolfgang Schmidt (tenor alemão, Herodes),
Cèline Imbert (meio-soprano brasileira, Herodíade)
Donnie Ray Albert (barítono norte-americano, João Batista)
Horários:
24/10, sexta, 20h30
26/10, domingo, 17h
28/10, terça, 20h30
30/10, quinta, 20h30
01/11, sábado, 17h
Venda antecipada pelo telefone: 6846-6000 ou na bilheteria do teatro (11) 223-3022.
Leia a matéria na íntegra em:

Prefeitura de São Paulo