> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
MEC quer criar Enem do ensino fundamental


Publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo
28/10/2003

Está em estudo pelo Ministério da Educação (MEC) a criação do Exame Nacional do Ensino Fundamental (Enef), que não apenas avaliaria o conhecimento dos alunos da 8.ª série do ensino fundamental como também poderia ajudá-los a ingressar no ensino superior. A prova - opcional - seguiria os moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado pelo governo Fernando Henrique Cardoso em 1998 e feito anualmente pelos alunos do 3.º ano. Além do Enef, a equipe do ministro Cristovam Buarque quer estender o Enem aos alunos do 1.º e do 2.º anos do ensino médio.

A nota do exame já é usada parcialmente por mais de 400 instituições de ensino superior para compor a nota de seus vestibulares. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, usa 20% da nota no exame na 1.ª fase de suas provas.

Segundo o secretário do Ensino Superior do MEC, Carlos Antunes, a idéia é que as notas das provas (todas de conhecimento geral) formem uma média que poderá ser aproveitada pelas instituições de ensino.

A secretaria também quer criar uma avaliação específica de português e matemática para os alunos do último ano do ensino médio.
Ao contrário do Exame Nacional do Curso Superior, o Provão, o Enem ganhou mais elogios do que críticas desde sua criação. "O exame é muito bem elaborado e sua utilização torna o vestibular mais prático para as instituições", diz o diretor-executivo da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), José Walter Pereira dos Santos. "O Enem é uma iniciativa válida e sempre passível de melhora."
Neste ano, 1,3 milhão de estudantes fizeram a prova e governo federal gastou R$ 55 milhões para aplicá-la.
Leia a matéria na íntegra em:

http://www.estado.estadao.com.br/editorias/2003/10/28/ger012.html

O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader