Programa de inclusão recebe verba do BID |
|
|
Publicado pelo site da Folha Online 06/11/2003 |
O programa prevê recursos de até R$ 100 mil a cada instituição selecionada, e a verba vêm do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Por sua vez, o Ministério da Educação faz o repasse para as 27 entidades conveniadas de nove estados.
Com isso, as 27 instituições têm que promover cursos pré-vestibulares onde mais de 51% dos alunos sejam de origem indígena ou afrodescendentes.
Essas entidades ficam obrigadas, ainda, a oferecer entre 40% e 50% de bolsa de manutenção das verbas recebidas. O Programa Diversidade na Universidade pretende promover a inclusão educacional por meio da melhoria das condições de ensino e ampliação do acesso às universidades, de acordo com o MEC.
Os cursos devem ter carga de até 900 horas. O projeto pedagógico da instituição deve conter atividades de formação social e de acesso a bens culturais. O Ministério da Educação vai monitorar e avaliar todos os projetos.
"Três mil alunos são atendidos pelo Programa. As bolsas fornecidas para os beneficiários variam de R$ 40,00 a 50,00", acrescentou o secretário de Educação Média e Tecnológica (Semtec), Antônio Ibañez.
Para participar do programa, as instituições devem se inscrever em processo seletivo público. Os procedimentos para elaboração e apresentação dos projetos estão detalhados no Manual das Instituições Operadoras, disponível no site do MEC no endereço www.mec.gov.br/semtec/diversidade/default.shtm.eletrônico.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u14219.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|