> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Ensinar matemática com jogos ajuda a aprender


Publicado pela revista Nova Escola
novembro 2003

O jogo na educação escolar tem papel fundamental. "Ele leva a criança a buscar soluções originais, como deve acontecer na resolução de problemas", define Kátia Smole, coordenadora geral do Mathema, grupo de assessoria em educação matemática. Especificamente nas aulas de Matemática, os jogos têm a função de desenvolver habilidades. O Cubra e descubra, por exemplo, ensina a resolução de questões que envolvem adição, contagem, comparação de quantidades e leitura e escrita de numerais.
Indicado para crianças maiores de 5 anos, o passatempo é composto por um tabuleiro com números que vão do dois ao 12 em cada um dos lados, além de 44 fichas e dois dados. Cada jogador lança os dados e soma os resultados. O número correspondente é descoberto no tabuleiro. Ganha quem abre todos os números primeiro.

Um aspecto interessante do Cubra e descubra, de acordo com Kátia, é a possibilidade que proporciona a você de sugerir problemas. Depois que a turma assimilar as regras, utilize-o como mote para questionamentos durante as aulas. Veja este exemplo: durante uma partida, Juliana lançou os dados e somou sete. Quais números podem ter saído em cada um dos dados? "O mais importante em questões desse tipo é colocar a garotada frente a problemas com mais de uma solução", alerta Kátia.

A professora de Educação Infantil Tatiana Abujamra, do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, trabalha regularmente com o Cubra e descubra por períodos de 20 a 30 minutos. "Coloco um tabuleiro em cada mesa e só faço intervenções quando os pequenos estão em dúvida sobre as regras ou o resultado das somas."

http://novaescola.abril.uol.com.br/index.htm?ed/167_nov03/html/faca

Revista Nova Escola

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader