> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Encontro discute gravidez na adolescência


Publicado pelo site da Prefeitura Municipal de São Paulo
11/11/2003

Cinco grupos de jovens que, por conta própria, se mobilizaram para promover a discussão sobre sexualidade em seus bairros, vão discutir suas experiências em torno da prevenção da gravidez na adolescência e ajudar a formular as propostas de políticas públicas para a questão, no 2º Encontro Municipal sobre o tema, que será realizado no dia 13 de novembro, das 9h às 18h, no auditório do Ministério da Fazenda (Av. Prestes Maia, 733).
Além de grupos juvenis, profissionais de universidades, ONGs e diversas áreas do poder público serão convidados a debater a diversidade de aspectos envolvidos na experiência da gravidez na adolescência, e como oferecer apoio e suporte social às mães e pais adolescentes que vivem na cidade, entre outros temas.
De janeiro a junho deste ano, a Secretaria Municipal da Saúde registrou o nascimento de 100.055 crianças. Deste total, 0,4% eram filhos de mães entre 10 e 14 anos, e 14,1%, de mães entre 15 e 19 anos. Há uma maior concentração de nascidos vivos filhos de mães adolescentes - entre 10 e 19 anos - na periferia; o que coincide com a maior concentração de adolescentes nestas mesmas regiões.
O evento é promovido pelas Coordenadorias Municipais da Juventude e da Mulher, pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, em parceria com a ONG Ecos - Comunicação em Sexualidade.
Confira o programa do evento:
2º Encontro sobre Gravidez na Adolescência
Data: 13 de novembro
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório do Ministério da Fazenda
Endereço: Av. Prestes Maia, 733 (ao lado do metrô Luz)
Inscrições gratuitas: 8h às 9h
· 9:00 às 10:00 horas
Mesa de abertura
- Michael Freitas Mohallem - Coordenador de Projetos da Coordenadoria Especial da Juventude - SGM;
- Tatau Godinho - Coordenadora Geral da Coordenadoria Especial da Mulher - SGM;
- Gonzalo Vecina Neto - Secretário Municipal da Saúde;
- Aldaíza Sposati - Secretária de Assistência Social;
- Maria Aparecida Perez - Secretária Municipal da Educação;
- Vereador Roger Lin - Câmara dos Vereadores ( autoridade responsável pela Lei n. º 13.289 que institui a Semana de Prevenção e Orientação da Gravidez na Adolescência no Município de São Paulo).
· 10:00 às 12:00 horas
Mesa 1: Uma perspectiva crítica na discussão da gravidez na adolescência: a contribuição da academia.
- Daniela Knauth - pesquisadora do NUPACS e professora do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS;
- Suyana Linhales Barker - Psicóloga do Núcleo de Estudos em Saúde do Adolescente - NESA/UERJ.
· 12:00 às 13:00 horas - Almoço
· 13:00 às 15:00 horas
Mesa 2: O que as/os adolescentes e jovens têm a dizer e propor?
Com experiências de adolescentes e jovens que discutem a questão em coletivos ou instituições e/ou passam ou passaram pela experiência da gravidez na adolescência.
- Núcleo Cultural Poder e Revolução (Sex Rap Preventivo)
- Meninas do Jardim São Luiz
- Movimento Saúde Sim!
- Meninas do Aliança Negra e Posse
- Grupo da Vila Brasilândia
· 15:00 às 15:30 horas - Intervalo
· 15:30 às 18:00 horas
Mesa 3: Políticas públicas referentes à Gravidez na Adolescência: o que se pode fazer?
- Políticas públicas em direitos sexuais e reprodutivos - Eleonora Menecucci - Professora do Departamento de Medicina Coletiva da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP;
- Políticas públicas de suporte às jovens mães - Daisuke Onuki - Projeto Primeira Infância pela Paz - JICA e Secretaria Municipal da Saúde - PMSP;
- Políticas públicas de suporte aos jovens pais - Jorge Lyra - ONG PAPAI/Pernambuco;
- Políticas públicas de orientação sexual - Maria Cecília Carlini Macedo - Coordenadora do Projeto de Orientação Sexual da Secretaria Municipal da Educação - PMSP.
Mais informações
Secretaria do Governo Municipal
Assessoria de imprensa
Tel: 3315-9077, ramal 2456

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/comunicacao_e_informacao/2003/11/0031

Site da Prefeitura Municipal de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader