> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Programa da USP ensina a gostar de ciência


Publicado pelo site do Governo do Estado de SP 12/11/2003

Um grupo de 40 pessoas teve o privilégio de participar da sala de bate-papo do Projeto Sky e acompanhar, em tempo real, o eclipse lunar do dia 8. Criado pelo Laboratório de Ensino de Ciências & Tecnologia (Lect) da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, a ferramenta possibilitou aos internautas conversar com pessoas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, compartilhar informações, além de contar com o auxílio de um astrônomo para tirar dúvidas. Só a exibição das imagens ficou prejudicada devido ao céu estar nublado.

Visível a olho nu e em quase todo o país, o fenômeno começou às 21h32 e fez com que a Lua adquirisse coloração alaranjada e encoberta pela sombra da terra até à 1h05 de domingo. O ponto máximo do eclipse total, que durou 23 minutos, ocorreu quando o Sol, a Terra e a Lua ficaram alinhados.

Foi justamente num eclipse total da Lua que Hiparco de Nicéia, no século 2 a.C., determinou as dimensões lunares. Os valores encontrados pelo astrônomo e matemático grego - como o comprimento da órbita lunar e a distância entre a Terra e a Lua - são muito próximos dos atuais.

Além do Sky, o Lect desenvolve outros nove programas que estão disponíveis no site www.darwin.futuro.usp.br. Os projetos Aves, Amazônia, Ecologia das Águas, Energia Solar, Dandelions, Finlay, Frogs, Frutas, Plantas Carnívoras e Sky objetivam motivar os alunos de 7 a 17 anos de escolas públicas e particulares fazendo-os gostar de ciência e tecnologia.

“Eles foram criados para incentivar os estudantes a se interessarem pela ciência e tecnologia. A linguagem fácil e o acesso pela Internet permitem despertar o olhar para as coisas. Oferece também aos jovens condições de ele compreender o mundo com espírito crítico. Os alunos passam a perceber as pesquisas como parte de suas vidas e fazem experiências como gente grande”, explica a coordenadora do Lect, Marcela Fejes.
Leia a matéria na íntegra em:

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.asp?id=43666

Governo do Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader