Interior recebe mais de 40 mil livros

Publicado pelo site do Governo do Estado de SP 14/11/2003

Bibliotecas públicas de 20 municípios paulistas estão recebendo livros do Projeto Gosto de Ler, idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura. Na semana passada, a secretária da pasta, Cláudia Costin, entregou 285 baús com 2.850 livros paras as 20 prefeituras. “Essas cidades vão avançar ainda mais se cada prefeito criar programas municipais de leitura”, frisa a secretária.

Criado em 1998, o Gosto de Ler já foi levado a 172 municípios do Estado. Atendeu a 102 mil crianças e a quase 5 mil professores, distribuindo 1.958 caixas num total de 41.350 livros. Este ano, o projeto foi incorporado a outro, mais extenso, o São Paulo Um Estado de Leitores, lançado em abril.

O coordenador do Um Estado de Leitores, José Luís Goldfarb, informa que a Secretaria da Cultura firmou parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para criação de salas de leituras destinadas à população carente. Até fevereiro, prevê Goldfarb, serão instaladas 30 salas em conjuntos habitacionais da CDHU.

A primeira delas será inaugurada no dia 21 no conjunto habitacional do Jardim Iguatemi, na zona leste da capital. É o local para onde foram transferidos moradores da antiga favela Paraguai, da Vila Prudente. A sala vai funcionar na creche recentemente construída para os filhos dos moradores. No local, haverá aproximadamente 700 livros de literatura para qualquer faixa etária.

Goldfarb ressalta que, inicialmente, a intenção da secretaria é montar salas de leitura em conjuntos da CDHU na capital e em Diadema. “Por enquanto, é projeto-piloto. Depois, poderemos estender a idéia para outros municípios”, afirma o coordenador.

Os livros vêm de doações. “Temos várias fontes de obtenção de obras, como doações espontâneas da população, de editoras e também de outras parcerias com a iniciativa privada”, ressalta Goldfarb. Como exemplo, cita uma campanha desenvolvida por funcionários da operadora de celular Vivo, que no mês passado recolheram cerca de 14 mil livros e os entregaram à secretaria. “São campanhas desse tipo que queremos despertar na população e no empresariado.”

Os endereços para a doação de livros podem ser conferidos no site da Secretaria de Cultura: www.cultura.sp.gov.br.

Governo do Estado de São Paulo