ULM abre vagas gratuitas para cursos de música |
|
|
Publicado pelo site do Governo do Estado de SP 14/11/2003 |
Aletéia Cristina Rosa, saxofonista de 23 anos, vive com intensidade sua história de paixão pela música, desde que entrou para o Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – Universidade Livre de Música (ULM). Ela reside há um ano e meio com uma tia em Osasco, na Grande São Paulo, e dos 18 aos 22 anos estudou saxofone na Casa de Cultura em sua cidade natal, Batatais, interior de São Paulo. Lá, ao rever amigos que freqüentavam a ULM, ficou encantada com os relatos sobre a qualidade do ensino oferecido e decidiu se inscrever para as provas do curso de saxofone tenor, seu instrumento favorito.
“Vim para São Paulo especialmente para me especializar nesta escola. A ULM é muito boa. Os professores são ótimos”, ressalta. Ela conta que começou a gostar do metal, que emite sons doces e suaves, quando conheceu o trabalho do saxofonista americano Lester Young: “Meu sonho é seguir carreira e me tornar instrumentista”. Está no caminho: hoje Aletéia toca jazz no grupo musical pedagógico Big Band Tom Jobim.
O advogado Ozéia Martins, deficiente visual, revela-se um exemplo de superação de limites. Faz pós-graduação em Direitos Humanos na USP, é técnico em reabilitação/fisioterapia e há dois anos estuda viola caipira na unidade da Luz. Desde criança teve influência do ensino evangélico e considera este o motivo para o desenvolvimento de suas habilidades musicais. Seus estilos favoritos são erudito, regional, folclórico e caipira. Ele considera o ensino do Centro Tom Jobim especial: “Os professores e os métodos de ensino são muito bons. Todo mundo aqui tem algo em comum: o amor pela música”. Ozéia integra a Orquestra Paulistana de Viola Caipira da ULM. No começo de novembro, o grupo se apresentou na casa de shows Villa Country, na zona oeste da capital, e logo em seguida, no Memorial da América Latina, com a participação especial de Inesita Barroso.
A escola oferece cerca de 40 cursos (teoria e prática) entre eles gaita, trompa, trombone, oboé, flauta, contrabaixo, regência, corais, orquestração e arranjo. Os alunos podem também aprender a executar o fagote – caro instrumento de sopro (custa perto de US$ 6 mil), da família das madeiras, de palheta dupla, assim como o oboé.
Os cursos, nos estilos eruditos e populares, são modulares e duram seis meses cada. O treinamento em cada categoria de instrumento é concluído após quatro a 12 módulos.
O diretor do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, Clodoaldo Medina, há quatro meses no cargo, afirma que a meta para 2004 é recuperar a estrutura organizacional da instituição e garantir melhor qualidade de ensino. A ULM, órgão da Secretaria de Estado da Cultura, ocupa dois prédios, um no bairro da Luz (Largo General Osório, 147), ao lado da Sala São Paulo, e outro no Brooklin (Av. Padre Antonio José dos Santos, 1.019).
As inscrições 2004 para os cursos de formação instrumental, vocal e regência serão feitas pelo site www.ulm.sp.gov.br., de 29 de dezembro a 16 de janeiro de 2004. De 12 a 16 de janeiro os interessados poderão preencher a ficha pessoalmente nas duas unidades.
Informações sobre cursos, número de vagas e requisitos para inscrição estarão disponíveis a partir de 10 de dezembro na página da Web e nas unidades Luz e Brooklin. O candidato deve inscrever-se em apenas um curso e pagar taxa de R$ 10,00.
Veja a matéria na íntegra em:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.asp?id=43741
Governo do Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|