SP ganha primeira faculdade para negros |
|
|
Publicado pelo site UOL Educação 14/11/2003 |
A ONG Afrobras (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural) inaugura nesta sexta-feira (21/11) a primeira instituição de ensino superior do país dedicada à formação de negros - a Faculdade de Administração Zumbi dos Palmares.
Inicialmente, a instituição oferecerá 120 vagas no curso de administração (geral e financeira). A faculdade começa a funcionar em fevereiro, com mensalidades em torno de R$ 250. Os interessados poderão participar do vestibular da instituição, que será realizado no dia 14 de dezembro, às 9h, declarando-se negro e pagando uma taxa de inscrição de R$ 20 na sede da universidade (na rua Dr. Pedro Vicente, 232, Ponte Pequena).
"A princípio, basta que o estudante se autodeclare negro. Caso haja sobra de vagas, a instituição vai priorizar a inclusão de pessoas carentes", disse o presidente da Afrobras, José Vicente.
A universidade integra a primeira fase do Projeto Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares, tocado pela Afrobras em parceria com o Instituto Afro-brasileiro de Ensino Superior.
A faculdade pretende consolidar principalmente o acesso e a permanência da população negra no ensino superior (os negros são menos de 2% nas universidades públicas do país), com total subsídio da iniciativa pública e privada, mediante parcerias, assim como, viabilizar a integração de negros e não-negros em ambiente favorável à discussão da diversidade racial, no contexto da realidade nacional e internacional.
"A Zumbi dos Palmares é uma das poucas no mundo destinada à inclusão de negros e, conseqüentemente, das pessoas menos favorecidas economicamente no ensino superior", disse José Vicente.
Estarão presentes à inauguração oficial o reverendo norte-americano Jesse Jackson, ex-candidato à Presidência dos Estados Unidos, o Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, diversos Reitores de Universidades parceiras da Zumbi dos Palmares, como a Unip, Unisa, Senac, Metodistas de São Paulo e de Piracicaba, empresários brasileiros e de outros países, embaixadores dos países africanos, entre outras autoridades e personalidades. O evento ocorre às 11h, na rua Dr. Pedro Vicente, 232, Ponte Pequena.
Na oportunidade serão assinados vários convênios com instituições públicas e privadas, assim como com empresas nacionais e internacionais, visando o aperfeiçoamento e o treinamento prático dos alunos e professores da faculdade, como cursos de Extensão Strito e Latu Sensu; cursos de Capacitação e Qualificação Pessoal.
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u2975.jhtm
Site UOL Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|