> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Dia da Consciência Negra comemorado com festas


Publicado pela Agência Folha 20/11/2003

O Dia da Consciência Negra será comemorado de diferentes formas em todo o país. Em Alagoas, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará nesta quinta-feira participando das festividades, foi decretado ponto facultativo. No Estado, há mais de 300 anos, foi construído o Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência dos escravos.

No Piauí, o Dia da Consciência Negra será marcado por homenagens à deputada federal Francisca Trindade (PT), que morreu em julho, aos 37 anos, vítima de um aneurisma cerebral.

A deputada começou a carreira no movimento negro e era uma das políticas mais populares do Estado.

A programação do dia inclui seminários, shows e o lançamento do selo Etnia, que será dado a empresas que colaborarem com a inserção dos negros do mercado de trabalho.

As entidades que lutam pelos direitos dos negros na Bahia vão marcar o dia da morte de Zumbi dos Palmares com duas caminhadas. Ao som de 150 tambores, grupos religiosos, políticos e culturais iniciam uma manifestação na Liberdade, o maior bairro negro da capital baiana. Depois haverá um evento musical no Pelourinho (centro histórico).

No Garcia (centro), a Coordenação Nacional de Entidades Negras promete ir às ruas pedindo emprego para os negros e combate aos grupos de extermínio. O MNU (Movimento Negro Unificado) também organizou palestras em escolas públicas.

Em Mato Grosso, é feriado estadual, criado em dezembro do ano passado. A festa em Cuiabá, que inclui reuniões, debates e uma rodada de capoeira, começa nesta quinta-feira e só termina na quinta-feira.

Em Belo Horizonte, está acontecendo nesta semana o 2º Festival de Arte Negra, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura. No evento, artistas e estudiosos da cultura negra se apresentam em espaços públicos e realizam debates. Também há apresentação de filmes. O festival vai até domingo.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u85873.shtml

Agência Folha

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader