Marta anuncia criação de Museu Afro-Brasil |
|
|
Publicado pelo site da Prefeitura de São Paulo 19/11/2003 |
A prefeita Marta Suplicy anunciou nesta quinta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, a instalação do “Museu Afro-Brasil”, no Pavilhão das Artes Manoel da Nóbrega, Parque Ibirapuera.
O anúncio foi feito durante evento em que o Governo do Estado transferiu o Pavilhão para a Prefeitura de São Paulo, possibilitando a criação do primeiro complexo museológico do país sobre a população negra.
Com curadoria do artista plástico Emanoel Araújo, o Museu colocará a questão da diversidade racial, pela primeira vez e de maneira séria, em exposição e discussão.
Serão 9 mil m² de área, mais de 700 peças da coleção particular de Emanoel Araújo, cinema, cursos e workshops sobre as questões raciais. Além disso, o Museu visa promover também a inclusão social.
Participam da cerimônia, entre outros convidados, os secretários municipais Celso Frateschi (Cultura) e Adriano Diogo (Verde e Meio Ambiente); Antônio da Silva Pinto, representante da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; e Edmar Silva, responsável pela Coordenadoria Especial dos Assuntos da População Negra.
São Paulo é a cidade brasileira com o maior número absoluto de negros (3,1 milhões), à frente do Rio de Janeiro (2,4 milhões) e de Salvador (1,8 milhões), de acordo com mapa produzido pelo Centro de Estudos da Metrópole do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEM -CEBRAP
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/comunicacao_e_informacao/2003/11/0063
Site da Prefeitura de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|