Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024

SP terá mostra de arte de Roma e Pompéia

Publicado pelo site da Prefeitura de S. Paulo 21/11/2003

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, anuncia em coletiva, nesta segunda-feira (24), às 10h, juntamente com o embaixador da Itália, Vincenzo Petrone, a realização na cidade de mostra de arte de Roma e de Pompéia - exposição de peças do Império Romano jamais realizada na América do Sul.

É um presente especial do governo italiano, por meio do Ministério de Relações Exteriores com a colaboração da região de Campania, para os 450 anos de São Paulo.

São 400 peças originais, divididas em duas mostras. No MASP, a exposição retrata a vida cotidiana da população de Pompéia. Foi montada pela primeira vez em Nápoles, no início do ano, e o Brasil será presenteado com a viagem inaugural das peças. A outra, que ocupará a Pinacoteca, ilustra a vida de famílias de imperadores e aristocratas de Roma nos séculos I e II da nossa era.

Ao lado da prefeita estarão o vice-prefeito Hélio Bicudo, os secretários, Kjeld Jakobsen, (Relações Internacionais) e Celso Frateschi, (Cultura), e o presidente do Anhembi e do Comitê 450 anos, Celso Marcondes.

Além do embaixador, representam o governo italiano: o cônsul geral da Itália em São Paulo, Gianluca Bertinetto, o superintendente de Arqueologia de Pompéia, Pietro Giovanni Guzzo, e o diretor do Istituto Italiano di Cultura São Paulo, Guido Clemente.

Estarão disponíveis para perguntas o arquiteto Enrico Vandelli, que responde pela montagem das mostras, e Tiziana Rocco, da Editora Mondadori Electa, responsável pela produção das exposições, incluindo o catálogo que será distribuído durante a coletiva.

Serviço:
Data: 24/11 (segunda-feira)