|
Publicado pela revista Carta Capital 24/11/2003 |
Pacientes com tumores malignos freqüentemente apresentam quadros de dores localizadas ou mais generalizadas, que afetam de forma significativa a qualidade de vida. Na última década, muitos analgésicos foram introduzidos no mercado, com controle cada vez mais eficaz dos sintomas da dor.
Infelizmente, alguns enfermos, apesar dessas medicações, continuam sentindo dor, ou não toleram adequadamente os efeitos colaterais desses medicamentos. A agonia dos pacientes, quando são portadores de câncer, torna-se um problema, não somente para ele próprio e sua família, como também para o médico.
Um estudo recentemente publicado na prestigiosa revista de câncer Journal of Clinical Oncology, avaliou a eficiência da acupuntura como tratamento complementar em caso de dor refratária aos analgésicos. Noventa doentes com câncer que experimentavam dores intensas, mesmo após a administração adequada de medicamentos analgésicos, foram sorteados para receber acupuntura auricular (na orelha), em pontos identificados como eficientes ou em pontos placebo (sem efeito). Os pacientes não sabiam se estavam recebendo acupuntura nos pontos certos ou não.
O tratamento durou dois meses e demonstrou que a acupuntura corretamente aplicada conseguiu reduzir a intensidade da dor em 36%, comparada com somente 2% no grupo com placebo. Concluíram os pesquisadores que, mesmo em doentes com dor refratária aos esquemas de terapia analgésica, a acupuntura auricular pode ajudar, significativamente, na redução da dor e no bem-estar deles. É uma opção interessante, com efeitos colaterais mínimos.
http://cartacapital.terra.com.br/site/exibe_materia.php?id_materia=111
Carta Capital
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|