Videoconferência sobre medicina chinesa |
|
|
Publicado pelo site da SEE/SP 27/11/2003 |
Nesta quinta, 27, o secretário Gabriel Chalita realizou a abertura da videoconferência para lançar a capacitação em medicina chinesa, a ser iniciada na 1ª quinzena de dezembro. Exercícios físicos e técnicas de meditação vão compor as aulas de Educação Física das seis mil escolas do Estado no ano que vem.
Reduzir o estresse e proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos alunos, são os objetivos da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Associação de Medicina Tradicional Chinesa.
A Associação que já é parceira das Secretarias de Estado da Saúde e da Segurança, comprovou os resultados positivos e estendeu a orientação para professores e alunos da rede.
Segundo o secretário de Estado da Educação, profº Gabriel Chalita, o papel da escola está ligado à formação integral do ser humano. "Se sonhamos com um aluno mais equilibrado, devemos começar pelo professor. Esse é o desafio que esperamos conseguir com este curso", concluiu. Fazendo uma alusão aos profissionais envolvidos na capacitação, o secretário disse, ainda, que vivemos num mundo de contraste de sonhos e medos e, para isso, é necessário um bom maestro para reger essa orquestra com competência.
Durante a videoconferência educadores tiraram suas dúvidas com relação a aplicação das técnicas e as abordagens filosófica e histórica dentro e fora da sala de aula. A visão holística dessa arte milenar, prevê a formação do ser humano integrando ecologia, harmonia, saúde e espiritualidade. Portanto, os professores capacitados multiplicarão os conhecimentos e os profissionais de outras disciplinas como Biologia e História também terão acesso as técnicas elaboradas.
O projeto de capacitação prevê o uso de práticas terapêuticas, meditação e exercícios físicos em 25 horas de curso. Nesta primeira quinzena de dezembro, serão capacitados 200 professores por semana. Do total de dois mil profissionais, 600 são da Região Metropolitana da Grande São Paulo e 1.400 do interior.
O diretor presidente da Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, Dr. Jou Eel Jia, afirma que a medicina tradicional chinesa é o ser humano e a natureza seguindo o princípio da consciência e da reflexão. "As pesquisas comprovam que a medicina chinesa faz bem à saúde, melhora o desempenho das pessoas e auxilia a memória", concluiu.
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/2003_11_27_b.asp
Secretaria de Estado da Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|