> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Mães com HIV recuperam direito de ter filhos


Publicado pelo jornal Folha de S. Paulo 30/11/2003

"Podemos dizer que as mulheres soropositivas recuperaram seu direito de ser mães." A frase, se pudesse ser estendida a todas as portadoras do HIV ou pacientes de Aids, seria a melhor notícia deste 1º de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial de Prevenção e Luta contra a Aids.

Por enquanto, vale para serviços do Primeiro Mundo e para alguns programas de referência no Brasil, como o Nupaig, da Universidade Federal de São Paulo. O Núcleo Multidisciplinar de Patologias Infecciosas da Gestação atendeu 400 grávidas soropositivas desde 1998 e desde então só dois bebês nasceram infectados.

"É para ser comemorado", diz Adauto Castelo Filho, professor de doenças infecciosas da Unifesp e chefe do Nupaig.

Sucesso semelhante vem conseguindo o Hospital Emílio Ribas, primeiro a atender crianças com o HIV e que no Brasil acompanha o maior número delas. No Distrito Federal, no ano passado, nenhum caso de transmissão vertical foi registrado. Na cidade de São Paulo, o índice de infecção da mãe para o filho caiu de 7% em 2001 para 4% no ano passado.

No país todo, o número de bebês que nasciam infectados caiu de 849 em 1998 para 383 em 2002.

A redução se acentuou com o Projeto Nascer, do Ministério da Saúde, que colocou à disposição das maternidades testes rápidos anti-HIV para todas as gestantes. Para as autoridades em saúde, permitir que crianças continuem nascendo com HIV é um sinal de fragilidade do sistema, já que se trata de uma forma de transmissão possível de ser evitada.
Leia a matéria na íntegra em:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3056.shtml

Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader