Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024

SP terá mostra de Picasso nos 450 anos

Publicado pelo site da Prefeitura de S. Paulo 10/12/2003

A prefeita Marta Suplicy, o Bradesco e a Brasilconnects anunciam nesta quinta-feira (11), às 12h, a exposição da maior retrospectiva do artista espanhol Pablo Picasso já realizada na América Latina. A abertura está prevista para 28 de janeiro de 2004, no Pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera.
A Mostra faz parte do calendário oficial de festividades para o aniversário da cidade, que completa 450 anos em 25 de janeiro. O patrocínio de R$ 4,5 milhões foi cedido pelo Bradesco à BrasilConnects, que organiza o evento.

O acervo é proveniente do Museu Picasso, de Paris, e compreende todas as fases do artista catalão. O público poderá admirar 45 pinturas, 20 esculturas, 55 obras sobre papel e 4 cerâmicas, produzidas entre 1895 e 1972. A seleção foi feita pela curadora do museu parisiense, Dominique Dupuis-Labée.
Do conjunto de 125 obras, em exposição até o dia 2 de maio, destacam-se as telas Nu couché, Le baiser, Minotaure e Femme assise devant la fenêtre; das esculturas, merecem especial atenção Baigneuse e Femme enceinte.
A BrasilConnects é uma organização privada sem fins lucrativos, cuja missão é preservar, disseminar, apoiar e celebrar os bens culturais e ecológicos do Brasil. Uma das principais atividades da instituição é promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e outros países por meio, principalmente, da realização de exposições de artes visuais. Foi responsável pela "Mostra do Redescobrimento" (2000), "Guerreiros de Xi´an e os Tesouros da Cidade Proibida" (2003) e "A Bigger Splash - Arte Britânica da Tate de 1960 a 2003".

Prefeitura de São Paulo