> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Faculdade para negros faz vestibular


Publicado pelo jornal Diário de S.Paulo 15/12/2003

A abstenção do primeiro vestibular da Faculdade Zumbi dos Palmares — inaugurada neste ano na Zona Norte de São Paulo e voltada principalmente para negros — foi de apenas 5%. A prova, com 40 questões de conhecimentos gerais, matemática e língua portuguesa, foi feita ontem de manhã. A Unesp também fez sua primeira prova ontem e a abstenção foi de 9,9%.
De acordo com José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, dos 600 candidatos inscritos, cerca de 5% não compareceram. A entidade oferece 200 vagas.
Considerada fácil pela maioria dos vestibulandos, a prova teve 40 questões de múltipla escolha — 20 de conhecimentos gerais, dez de língua portuguesa e literatura brasileira e dez de matemática —, além da redação, que abordou a questão da diversidade étnica, cultural e a capacidade de superar o preconceito.
“Fiz a prova tranqüilamente, sem dificuldade”, disse Daiane Perasoli, de 18 anos, que pretende cursar Administração Geral. A estudante ainda aproveitou a ocasião para fazer um protesto contra as universidades públicas e privadas do país. “Nós, negros, não temos oportunidades em faculdades como a PUC (Pontifícia Universidade Católica) e a USP (Universidade de São Paulo). Essas instituições não nos dão espaço”, disse.
O ator Nil Marcondes, de 31 anos, do seriado “Turma do Gueto”, da Rede TV!, que prestou vestibular para o curso de Administração Financeira, também fez críticas ao sistema educacional brasileiro. “Considero a Zumbi dos Palmares um projeto de cidadania. Precisamos mostrar para todos que temos os mesmos direitos e que somos iguais aos brancos, apesar de o sistema insistir em dizer que não somos.”
Mas, o exame não teve apenas a participação de negros. Muitos brancos optaram por prestar o vestibular da Zumbi dos Palmares devido ao baixo valor das mensalidades.
Foi o caso de Leonardo de Almeida, de 28 anos. “Trabalho como auxiliar administrativo e o que ganho não dá pra pagar uma universidade particular. Além disso, acho importante ter um envolvimento com um local como este, em que assuntos como racismo e diversidade étnica são tratados com tanta atenção”, disse o candidato ao curso de Administração Geral.
Lista de aprovados
A lista de aprovados da Zumbi dos Palmares será divulgada na próxima quinta-feira. As matrículas começam no mesmo dia e vão até 20 de dezembro, das 14h às 21h — no sábado, das 10h às 12h.

http://www.diariosp.com.br/saopaulo/default.asp?editoria=16&id=287751

Diário de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader