> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Escolas Estaduais viram espaços de convivência


Publicado pelo site da SEE/SP dezembro/2003

O sonho de utilizar o espaço das escolas estaduais aos fins de semana já é uma realidade no Estado de São Paulo, que lançou em agosto deste ano o Programa Escola da Família. O objetivo é abrir as portas à comunidade de todas as escolas da rede estadual de ensino com atividades de lazer, esporte, cultura, artes e qualificação profissional. Para isso, o Programa trabalha com educadores profissionais, bolsistas universitários e voluntários.
Três meses após seu lançamento, o Programa Escola da Família vem se consolidando e tornando-se referência internacional. Tanto que, recentemente o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, foi convidado a expor o projeto em uma Conferência Internacional da Unesco na França, e falou com exclusividade para o Jornal El País da Espanha.
Atualmente, são 5.306 escolas oferecendo atividades aos sábados e domingos. “Para se ter uma idéia da dimensão do Programa, basta analisar os números de outubro: 4,5 milhões de pessoas participando das 208 mil atividades desenvolvidas nas escolas estaduais. Isto tudo em um único mês. São crianças, jovens, pais, mães, que agora frequentam as escolas em busca de diversão, de conhecimento com as oficinas e cursos de qualificação, e de lazer. Ganha a população e ganha a escola, que aproxima a comunidade da direção e dos professores, e ganha o estudante do Ensino Médio da rede pública, que pode conquistar uma bolsa de estudos integral em curso superior”, explica o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
O Escola da Família tem três grandes parceiros: a Unesco, o Instituto Brasil Voluntário - Faça Parte e Instituto Ayrton Senna. Este último desenvolve a tecnologia social de trabalho com o jovem.
Como funciona
Para movimentar o público nos finais de semana, o Escola da Família conta com um educador profissional por unidade, com uma equipe de voluntários e com 25 mil universitários bolsistas espalhados por todo o Estado. As bolsas foram concedidas pela Secretaria da Educação em convênio com as faculdades e universidades particulares. A Secretaria oferece 50% do valor das mensalidades, limitado a um teto máximo de R$ 267,00, sendo que as universidades completarão os 100% para os alunos escolhidos. Quase 40 mil estudantes se inscreveram para as bolsas.
Os universitários trabalham 16 horas, sendo 8 horas no sábado e outras 8 horas no Domingo. Os investimentos deste ano forma da ordem de R$ 60 milhões.
Novidades para 2004
A partir do sucesso alcançado neste primeiros meses de funcionamento, o Programa está intensificando sua busca por parcerias, principalmente, no tocante à qualificação profissional, seguindo deste modo a diretriz do Governo empreendedor. Para 2004, por exemplo, já está acertado com o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), através do Fundo de Apoio à Tecnologia (FAT) um reforço nos cursos de qualificação profissional.
A ampliação da parceria com o Centro Paula Souza se deve ao sucesso dos 100 cursos que estão sendo oferecidos atualmente, dos quais participam mais de 3 mil pessoas por mês.
Agora, a direção do Programa acaba de firmar convênio com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), que já está realizando uma avaliação geral do projeto. O objetivo é obter uma análise externa do que está dando certo no Programa, as perspectivas de aprimoramento e os resultados obtidos até o momento.Seleção de Bolsistas
De 5 de a 16 de janeiro estarão abertas as inscrições para os novos bolsistas diretamente no site do Programa: www.escoladafamilia.sp.gov.br . Os interessados deverão entregar seus documentos comprobatórios nas Diretorias de Ensino no mesmo período. Os bolsistas já contemplados terão sua inscrição renovada automaticamente, mas deverão acessar novamente o site para atualização cadastral.
Para se candidatar é necessário ter estudado pelo menos os três anos do Ensino Médio em escola estadual paulista. Duzentos e sessenta instituições de ensino superior já firmaram parceria com a Secretaria. E mais, 212 pré-cadastradas, que estão neste período cadastrando as bolsas que oferecerão para o Programa.

http://www.educacao.sp.gov.br/boanoticia/2003_12_08.asp

Secretaria de Estado da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader