> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Camisinha contra o câncer


Publicado pela revista Carta Capital 15/12/2003

A infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) é uma epidemia mundial, principalmente nos países subdesenvolvidos. Responsável pela maioria absoluta dos casos de câncer de pênis e de colo de útero (cérvice), seu diagnóstico pode apresentar um impacto significativo no controle desses tumores. Tratar os portadores com medicamentos é caro e exige sacrifício e disciplina tanto da parte do portador quanto do parceiro sexual.

Um estudo realizado pelo dr. M.C. Bleeker e sua equipe, da Universidade Livre de Amsterdã, recentemente publicado na revista International Journal of Cancer, avaliou o impacto do uso de preservativo sobre a incidência de lesões associadas ao HPV tanto em homens quanto em mulheres.

O uso de preservativo acelerou a regressão das lesões pré-cancerosas nas mulheres e nas lesões de pênis, e diminuiu pela metade o tempo para a resolução do problema.

Ao mesmo tempo, o simples uso da camisinha ajudou no desaparecimento do vírus do colo de útero. Acreditam os pesquisadores que esse efeito seja devido, principalmente, ao bloqueio da retransmissão do vírus entre parceiros sexuais. Recomendam, portanto, o uso sistemático de preservativos, não somente como prevenção de gravidez indesejada, mas também para evitar e até curar infecções causadas pelo HPV.

http://cartacapital.terra.com.br/site/exibe_materia.php?id_materia=1163

Revista Carta Capital

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader