Umbanda terá curso superior a partir de 2004 |
|
|
Publicado pelo jornal Diário de S.Paulo 19/12/2003 |
O primeiro curso superior que vai ensinar teologia umbandista começa a funcionar em março, na Vila Santa Catarina, Zona Sul de São Paulo. A Faculdade de Teologia Umbandista (FTU) recebeu autorização de funcionamento do Ministério da Educação na quarta-feira e prepara o vestibular para o início de fevereiro. Serão 50 vagas em um curso noturno de quatro anos, e mensalidade de cerca de R$ 350.
Num país com uma maioria católica, pode soar estranho a criação de uma faculdade umbandista. Na cidade de São Paulo, segundo o IBGE, apenas 48 mil dos 10 milhões de habitantes afirmam ser umbandistas ou seguidores de religiões afro. “A umbanda sempre foi considerada de periferia. Mas suas filosofia e ética são tão dignas de apreciação quanto as qualquer de outra religião”, afirmou o diretor de Extensão e Pesquisa da faculdade, Roger Soares, o sacerdote Araobatan.
Quem fizer o curso terá, por exemplo, aulas de botânica, psicologia e biologia umbandistas. Mas também terá aulas do currículo geral, como português. No último ano, haverá só matérias específicas ministradas por sacerdotes da região.
http://www.diariosp.com.br/saopaulo/default.asp?editoria=16&id=288260
Diário de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|