> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Homens perdem um terço dos espermatozóides


Publicado pelo site da BBC 05/01/2004

O número médio de espermatozóides em uma determinada quantidade de esperma caiu quase um terço entre 1989 e 2002, segundo um dos maiores estudos de fertilidade masculina já feito.

A conclusão reforça as evidências que sugerem que um número crescente de homens pode ter problemas ao gerar filhos.
Pesquisadores da cidade escocesa de Aberdeen dizem que o resultado do estudo, feito com 16 mil amostras de sêmem, tiradas de 7,5 mil homens, "é preocupante".

Eles dizem que a contagem média "normal" de espermatozóides caiu de 87 milhões por mililitro de esperma em 1989 para 62 milhões em 2002, uma queda de 29%.

Qualidade do espermatozóide
A conclusão do estudo, envolvendo homens que compareceram ao Centro de Fertilidade de Aberdeen, foi apresentada no encontro da British Fertility Society em Liverpool nesta segunda-feira.

Os cientistas não explicam na pesquisa a causa da queda na contagem de espermatozóides, mas afirmam que ela pode ser explicada, talvez, pelo fato de mais homens estarem se prontificando a fazer tratamentos médicos.

Os pesquisadores agora estão organizando estudos para verificar se a qualidade dos espermatozóides também caiu, o que pode reduzir significativamente as chances de um homem ter um filho sem usar métodos artificiais.

"Não podemos dizer se houve uma queda na fertilidade masculina baseado nessas conclusões preliminares", disse Siladitya, que liderou a pesquisa.

"Os britânicos estão muito mal em relação aos europeus, principalmente os finlandeses, que têm a mais alta contagem de espermatozóides do continente", disse Alan Pacey, andrologista da British Fertility Society.
Ele disse ainda que a bagagem genética do homem era fundamental para a contagem de espermatozóides, mas que fatores ambientais e ocupacionais também devem ser levados em conta.

Especialistas dizem que a ingestão de substâncias químicas em alimentos e bebidas também pode estar ligada à queda no número de espermatozóides.

http://www0.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/01/040105_espermatozoideslmp.shtml

Site da BBC

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader