> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Santos vira vitrine contra progressão


Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 09/01/2004

Depois de ter abandonado o sistema de progressão automática, adotado pelo governo estadual, a Secretaria de Educação de Santos conseguiu reduzir o índice de repetência dos alunos do ensino fundamental de 25%, em 2002, para 11,9%, no ano passado. Segundo o prefeito, Beto Mansur (PP), a redução é resultado direto da mudança no sistema de avaliação.
Pela progressão automática, ou continuada, só há reprovação na 4ª. e na 8ª.
séries. Santos, porém, decidiu reintroduzir em 2002 o sistema antigo, pelo qual os alunos são submetidos a provas todos os anos para mudar de série.
"Adotamos a progressão continuada, mas vimos que a avaliação é necessária a cada ano e nossa política vem se mostrando correta", disse Mansur.
A rede pública de ensino básico de Santos conta com 25 mil alunos. Em 2002, na primeira avaliação, 25% dos alunos foram reprovados. "Isso demonstrava que a escola não estava cumprindo seu papel e o aluno estava sendo aprovado sem estar devidamente preparado para isso", disse Mansur. Em 2003, acrescentou o prefeito, os alunos mostraram mais responsabilidade e compromisso com os estudos e os professores readquiriram a motivação. "Eles estavam desmotivados. Com o acompanhamento dos alunos pelas provas, estão se sentindo novamente valorizados profissionalmente."
Mansur - que votou a favor da progressão continuada quando deputado federal - está encaminhando os dados obtidos na cidade para o Ministério da Educação e para a secretaria estadual.

http://txt.estado.com.br/editorias/2004/01/09/ger008.html

O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader