Descoberto planeta que aquece o seu sol

Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 09/01/2004

Normalmente, estrelas aquecem sua família de planetas. Mas astrônomos acabam de descobrir um grande planeta gasoso na constelação de Sagitário que está aquecendo o seu sol. Pesquisadores canadenses apresentaram um estudo sobre um grande planeta que orbita uma estrela a 90 anos-luz da Terra cujo campo magnético está produzindo ondas de calor em seu sol - o inverso do que acontece com o nosso Sol.

O planeta é um dos 119 extra-solares conhecidos. Sua estrela, chamada HD179949, é muito parecida com o Sol. O planeta é um gigante de gás 270 vezes maior que a Terra e quase tão grande quanto Júpiter, o maior do Sistema Solar. Ele gira muito próximo de sua estrela, completando uma órbita a cada 3,09 dias e move-se a 563.000 quilômetros por hora.

Evgenya Shkolnik, da Universidade da Colúmbia Britânica, Vancouver, revelou a descoberta na quarta-feira durante um encontro nacional da American Astronomical Society. Explicou que, enquanto percorre sua órbita, o planeta causa ondas de calor dentro das camadas gasosas exteriores de seu sol. \"A onda quente move-se através da superfície da estrela, mantendo-se no mesmo movimento do planeta, mas apenas um pouquinho à frente.\" Evgenya usou telescópios no Havaí para realizar o estudo.

A energia magnética do planeta acrescenta cerca de 400 graus Celsius aos 7.760 graus do exterior da estrela. A temperatura do próprio planeta é de 1.500 graus.

O Estado de São Paulo