Bolsa para pós-graduação aumenta após 10 anos

Publicado pelo site da Folha Online 14/01/2004

As bolsas de pós-graduação oferecidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) vão ter os valores aumentados em 18%. O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, hoje (14/1), no Rio de Janeiro.

As bolsas de mestrado passam de R$ 725 para R$ 855, e as de doutorado, de R$ 1074 para R$ 1267. É o primeiro reajuste desde 1994.

Foi anunciado também o aumento do número de bolsas concedidas pela agência nos dois níveis de pós-graduação. Serão 1.500 novas bolsas de mestrado e doutorado, com 30% delas destinadas às regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. As duas medidas representarão um repasse de R$ 36 milhões.

Será criada ainda taxa para financiar gastos dos bolsistas pós-doutorados com suas pesquisas. Estão destinados R$ 2,4 milhões para esse programa.

O número de bolsas de Iniciação Científica Júnior também aumentará, passando de três mil para 5070. Essas bolsas, repassadas aos Estados, são concedidas a alunos do ensino médio para que desenvolvam seu interesse pelas áreas de ciência e tecnologia.

Folha Online