> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
MEC avalia programa contra analfabetismo


Publicado pelo site da Folha Online 14/01/2004

Técnicos da Secretaria Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo (SEEA) do Ministério da Educação (MEC) visitarão 60 classes de alfabetização em praticamente todos os estados brasileiros para aplicar testes em 1.200 alfabetizandos que participam do "Brasil Alfabetizado".

O programa visa erradicar o analfabetismo no país, que atinge cerca de 20 milhões de pessoas --a maioria adultos.

O sistema de avaliação foi elaborado pela consultora Vera Masagão Ribeiro, coordenadora da ONG Ação Educativa.

O andamento do programa será avaliado a partir das respostas aos questionários que serão aplicados aos alfabetizandos, a 60 alfabetizadores e a 13 gestores das instituições conveniadas com o MEC.

Os recém-alfabetizados serão submetidos a uma avaliação de leitura e escrita para verificação dos resultados finais da aprendizagem. Os dados serão tabulados e analisados pela consultora, que vai aferir o nível de conhecimento dos alunos.

Vera considerou dois critérios na elaboração do sistema: o tipo de instituição conveniada (governamental ou não-governamental) e o porte do convênio: grande, médio e pequeno. As entidades e as turmas serão escolhidas por sorteio.

A partir do acompanhamento e da avaliação do "Brasil Alfabetizado", a SEEA pretende divulgar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo programa, estabelecer parâmetros comuns para avaliar as aprendizagens e identificar outros benefícios associados à ação alfabetizadora, como melhoria das condições de vida de jovens e adultos envolvidos no projeto.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u14764.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader