> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Brasil Alfabetizado chega a comunidade indígena


Publicado pelo Jornal da Ciência 15/01/2004

O programa Brasil Alfabetizado, em parceria com o Movimento de Alfabetização do Mato Grosso do Sul, lança em março deste ano o projeto Guaritô.

A iniciativa vai alfabetizar cerca de 60 jovens e adultos da comunidade indígena Guato, etnia que vive na ilha Ínsua, na aldeia Uberaba, localizada a 340 km da cidade de Corumbá. O acesso à região é restrito a barco e a viagem leva dez horas.

A ilha é composta por núcleos de famílias, com grupos de até 12 pessoas, alguns deles separados por distâncias de até 80 km. Uma voadeira - espécie de canoa com motor e cobertura de lona e capacidade para até oito pessoas - doada pela Empresa Transmissora de Energia Elétrica do Sul do Brasil S.A. (Eletrosul) vai transportar os alfabetizadores até a ilha.

'A alfabetização é feita em famílias, e os alfabetizadores dão aula em cada núcleo', diz a coordenadora regional do Brasil Alfabetizado, Maria Cilena Pinto.

No entanto, a secretaria estadual de Educação está construindo uma escola na região, que será inaugurada em abril, para atender toda comunidade indígena.

'A escola será informatizada e terá luz solar, com equipamento fornecido pela Eletrosul. Todo o material de construção e equipamentos segue em chatas, tipo de barca de grande porte', conta Maria Cilena.

Atualmente, funciona na ilha uma sala de aula multisseriada, que atende às crianças da comunidade. Segundo a coordenadora, 'é muito importante que toda a aldeia seja alfabetizada, para que a comunidade possa vender seu artesanato, entender melhor sobre o plantio, a fauna e a flora da região'.

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=15527

Jornal da Ciência

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader