SP 450 anos – Zona Norte

Especial publicado pelo Diário de S.Paulo 20/01/2004

Os velhos e bons tempos românticos do trem das 11 rumo ao Jaçanã, que Adoniran Barbosa cantou e imortalizou, não existem mais. Mas na Zona Norte de São Paulo ainda resiste um pouco daquela vida gostosa de bairro, que lembra cidades do Interior, com cadeira na calçada e muita conversa fiada nas esquinas. Na região, muito verde ainda existe: o Horto Florestal e grandes — mas ameaçados — parques, como o Anhanguera, o do Pico do Jaraguá e a Serra da Cantareira. Palco de tudo e do batuque paulista, estão ali o Sambódromo e o Anhembi das exposições.
Este caderno especial do DIÁRIO, na véspera dos 450 anos da cidade, é uma homenagem às 2,1 milhões de pessoas espalhadas por lugares como Tucuruvi, Limão, Tremembé, Vila Maria, Vila Guilherme, Mandaqui e Freguesia do Ó, olhaí freguesia!!!
Da Zona Norte surgiu um tricampeão mundial, Ayrton Senna, forjado nas ruas de Santana, onde já brincava com a velocidade em rolimã. Da Zona Norte, surgirá um novo parque, que enterrará a macabra lembrança do Carandiru.
Veja a edição completa em:

Diário de São Paulo