Preço do material escolar varia até 250% |
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Publicado pelo jornal Diário de S.Paulo 21/01/2004 |
Está na hora de fazer as contas para a compra do material escolar. E os pais precisam ficar muito atentos, pesquisar muito preços para não acabar pagando até 250% a mais por um mesmo produto, como demonstra pesquisa divulgada ontem pelo Procon-SP.
A diferença de preços de 250% de uma loja e outra ocorreu, segundo o Procon, com a borracha branca látex da Faber Castell, que é vendida por R$ 0,70 na papelaria Celis, na Zona Norte, e R$ 0,20 na Papelaria Japuíba, na Zona Norte.
A pesquisa englobou os custos de 118 produtos em 10 estabelecimentos comerciais da cidade de São Paulo (veja quadro ao lado), com a comparação de preços de 93 produtos. O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 9 de janeiro.
A segunda maior diferença de preços — 212,5% — registrada pelo Procon foi verificada na régua plástica cristal de 30 cm da marca Bandeirante, que custa R$ 0,50 na Papelivros, no Centro, e R$ 0,16 na Papelaria Japuíba. A diferença de preço, neste caso, foi de 212,50%. No ano passado, as diferenças de preços chegaram a 354,55%. Outro caso: a caneta hidrográfica com 12 cores custava R$ 3,70 em uma papelaria e R$ 1,20 em outra, diferença de 208%.
Na compra dos 98 itens pesquisados, o Procon-SP encontrou na papelaria Agipel, na Região Oeste, 31 produtos — a maior quantidade entre os 10 estabelecimentos — com preços mais baixos.
A pesquisa do Procon-SP foi realizada em conjunto com o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas), que analisou em laboratório 14 produtos (massas de modelar, cadernos e lápis de cor), para verificar se havia diferenças quanto ao peso, volume ou quantidade indicadas nas embalagens. Não foram encontradas irregularidades.
O Procon-SP constatou diversidade de marcas e especificações. E alerta: cabe ao consumidor avaliar com muito critério suas reais necessidades. O órgão sugere que, sempre que possível, o material escolar deve ser reaproveitado. O consumidor também deve pesquisar formas de pagamento e o desconto nas compras à vista.
http://www.diariosp.com.br/economia/default.asp?editoria=29&Id=291932
Diário de São Paulo
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