> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Estadão publica contos inéditos sobre SP


Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 23/01/2004

Circula amanhã em todo o País, com a edição do Estado, o caderno especial do 1.º Concurso Cultural 'Caderno 2' - 450 Anos de São Paulo, com dez contos inéditos, de autores estreantes, tendo a cidade como tema. O jornal recebeu, por e-mail, entre 3 de novembro e 5 de dezembro de 2003, nada menos do que 756 inscrições. Os autores são naturais de diversas partes do País, não só do Estado de São Paulo. Apenas dez textos foram escolhidos para publicação no tablóide de amanhã, por uma comissão julgadora formada pelos professores e escritores Moacir Amâncio, Antonio Medina Rodrigues, Yara Frateschi Vieira e Alcir Pécora. "Tivemos uma comissão julgadora de alto gabarito, recrutada no meio universitário paulista, que ficou responsável por pinçar dez pérolas literárias inéditas, um tributo a São Paulo em forma de palavras", declara Dib Carneiro Neto, editor do Caderno 2 e coordenador do concurso.
"O conjunto dos contos que chegaram ao concurso não deixa dúvida: as duas principais vias de ligação do morador com São Paulo são a nostalgia e o pânico", declara Alcir Pécora, um dos jurados. "A articulação de ambas essas vias, isto é, da saudade pelo bem passado e do pavor histérico do mal presente, evidenciam a impossibilidade de empatia com o lugar público e a desesperança de uma formulação política crível para os problemas da cidade.
O futuro, nesses termos, é apenas um vazio, ou, no máximo, um desastre em suspensão: lá onde São Paulo não há."
Os dez contos escolhidos são: A Morte do Silêncio, de Rodrigo Gurgel; Monólogo em São Paulo, de Julio Cesar Caldeira; A Carne, de Edward Pimenta Jr.; Tristeza na Rua Augusta, de Ligia Diniz; Ônibus-IA, de Claudinei Vieira; Desejo, de Maria Valéria Rezende; Composição, de Luiz Felipe Mazzoni; A Carne do Metrô, de Rodrigo Lopes de Barros Oliveira; Aqui Eu Tenho um Rio, de Neuza Paranhos, e Peru de Aniversário!, de Marcelo de Souza Mora.
Dez fotógrafos da equipe do Estado ficaram responsáveis por 'ilustrar' os contos selecionados. "O resultado superou as expectativas", diz o editor do Caderno 2. "São fotos de alto nível artístico, verdadeiramente autorais, mostrando em imagem toda a poesia, a crueza ou a realidade retratada nos contos. Os leitores, com certeza, vão aprovar, assim como os autores dos textos." Os dez fotógrafos são: Beto Barata, Evelson de Freitas, Marcio Fernandes, Ernesto Rodrigues, Helvio Romero, Celso Júnior, Mônica Zarattini, Alex Silva, Sergio Castro e Tiago Queiroz, todos da Agência Estado.

http://txt.estado.com.br/editorias/2004/01/23/cad039.html

O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader