Festa ressalta a diversidade paulistana

Publicado pelo jornal Folha de S.Paulo 26/01/2004

A principal via de ligação entre a região sul e o centro de São Paulo, a avenida 23 de Maio, foi tomada ontem por paulistanos de todos os cantos por mais de oito horas. O milhão de pessoas que por ali circulou, segundo a Polícia Militar, pôde ver de tudo um pouco de sua cidade de 450 anos.
Skatistas da periferia. Comidas de diversos tipos e origens. Filas e caos ordenado. Animavam a avenida afoxés, tambores coreanos, dança do ventre, tarantella e a baiana Daniela Mercury, que puxou o cortejo de trios elétricos até o vale do Anhangabaú.
Ali, no centro de São Paulo, 200 mil pessoas se reuniram para assistir ao show de encerramento dos festejos de aniversário. A estimativa de público é da Guarda Civil Metropolitana.
No palco, a cantora Rita Lee, 56, no seu estilo irreverente, comandou o espetáculo que reuniu Titãs, Maria Rita, Demônios da Garoa e o rapper Xis.

Outras atividades
O domingo festivo do paulistano não ficou só nisso. Teve show da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, pela manhã, no Campo de Marte. Desde 1996, o ar de São Paulo não era palco para as acrobacias militares. Segundo o 4º Comando Aéreo Regional, 30 mil pessoas acompanharam loopings e vôos rasantes.
Outras 2.000 pessoas estiveram no Bixiga (região central) para devorar em poucos segundos (25) um bolo de oito toneladas e 450 metros de comprimento. É o maior já feito no mundo e faz parte do livro dos recordes.
O doce foi preparado em três sabores - milho, coco e chocolate com pimenta- e começou a ser feito na terça-feira. A montagem começou às 7h de ontem e acabou poucos minutos antes de a comilança começar, às 10h55 -uma hora antes do anunciado, 12h.
Na confecção do bolo, foram utilizados 1.492 kg de farinha, 620 kg de margarina, 80 kg de fermento e 30 kg de cacau em pó, entre outros ingredientes.
A prefeitura ganhou nova sede. Agora quem quiser falar com a prefeita Marta Suplicy deve se dirigir ao prédio do Banespinha, nas proximidades da praça do Patriarca, no centro paulistano.
No sábado, o aniversário já havia sido comemorado por outro notável da MPB. Caetano Veloso comandou o show na esquina das avenidas Ipiranga e São João.

Folha de São Paulo