Mostra de Picasso abre hoje em SP |
|
|
Publicado pelo jornal Diário de S.Paulo 28/01/2004 |
O Pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera, recebe de hoje até 2 de maio a mais completa exposição do artista plástico espanhol Pablo Picasso já apresentada na América Latina. O acervo de 126 obras do Museu Picasso, de Paris, inclui pinturas em tela e papel, esculturas e cerâmicas do artista produzidas ao longo de todas as fases de sua carreira, de 1895 a 1972 — ele morreu no ano seguinte. Os visitantes poderão admirar obras que nunca saíram do museu parisiense, como a escultura “Os Banhistas”, de 1956
Na cerimônia de abertura, ontem à noite, a prefeita Marta Suplicy disse que a exposição é “a jóia da coroa das comemorações dos 450 anos de São Paulo”, e ressaltou que crianças de escolas da periferia visitarão a mostra. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, representou o Governo federal e disse: “Imagine uma criança da periferia, de 14 anos, nesta exposição. Tenho certeza que vai bater na alma” Todo o subsolo será reservado para crianças. Um labirinto de espelhos foi construído, inspirado no minotauro (o mitológico homem com cabeça de touro) que Picasso usava para se auto-representar.
As 126 obras do artista estão avaliadas em 700 milhões de euros (cerca de R$ 2,5 bilhões). A última mostra de Picasso na Capital aconteceu em 1999, no Masp, e foi vista por mais 200 mil pessoas. Pablo Ruiz Picasso nasceu em Málaga, em 1881. Sua obra mais famosa é o mural “Guernica”, que representa a destruição da cidade homônima pelos fascistas na Guerra Civil Espanhola, em 1937.
http://www.diariosp.com.br/saopaulo/default.asp?editoria=16&id=293004
Diário de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|