> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Quem tem medo do conhecimento?


Publicado pelo caderno Sinapse na Folha de S.Paulo 27/01/2004

Há mais de 30 anos, o educador e psicólogo clínico francês Serge Boimare, 58, promove um trabalho psicopedagógico com crianças e adolescentes que recusam a aprendizagem escolar. Sua experiência com uma classe do Centro Psicoterapêutico de Vitry-sur-Seine, no subúrbio de Paris, para alunos classificados como "crianças com perturbações de comportamento e conduta", acabou provocando novas descobertas.

Depois de 15 dias na escola, ele se viu sozinho em sala de aula, pois as crianças preferiam permanecer no pátio ou nos corredores, entretidas com atividades não pedagógicas. Por desespero, ele começou a ler histórias dos irmãos Grimm para os poucos alunos remanescentes em classe.

A medida parecia surtir efeito. Sua audiência era cada vez maior. Mas, toda vez que fechava o livro para passar para os problemas de gramática ou matemática, os alunos se dispersavam.

"Na hora, pensei que as histórias eram apenas algo que os motivava e os interessava. Mas, depois, compreendi que havia algo além. Nas histórias, havia representações de coisas que os inquietavam. Pede-se aos alunos violentos e sem coerência que se distanciem de suas raízes pulsionais para continuar a aprender. Isso não é possível. É preciso reencontrar o caminho com essas raízes, se quisermos que eles aprendam", defende.

A partir dessa experiência, ele desenvolveu uma metodologia de aprendizagem para crianças com dificuldades baseada em contos infantis, histórias da mitologia grega ou grandes mitos da humanidade. Em Paris, na sua sala no Centro Médico-Psicopedagógico Claude Bernard, do qual é diretor pedagógico, Serge Boimare recebeu o Sinapse para explicar suas idéias e falar de seu livro "L'Enfant et la Peur d'Apprendre" (A criança e o medo de aprender, sem previsão de lançamento no Brasil), para o qual prepara uma edição revista e ampliada, que sairá pela Éditions Dunod em março.
Veja a entrevista com o psicólogo na íntegra em:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u722.shtml

Folha de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader