> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
ONG quer inserção de deficientes na Web


Publicado pelo site Aprendiz 27/01/2004

A organização sem fins lucrativos Acessibilidade Brasil acaba de completar dois anos na luta pelo acesso de pessoas com deficiência ao mundo digital. A instituição trabalha com o desenvolvimento de estudos e projetos que privilegiem a inclusão social e econômica dessa população.

Por meio de programas, softwares e ferramentas de acesso aos recursos de informática, a organização tem a intenção de permitir que pessoas que possuem qualquer tipo de limitação não sejam excluídas do mundo digital. Além disso, a organização trabalha na realização de cursos e palestras para pessoas interessadas em tornar seus sites mais acessíveis.

Suas ações são voltadas para o desenvolvimento de conteúdos de interesse específico para a área de deficiência, implementação e manutenção de páginas na Internet que atendam às necessidades desse público, e disponibilização de conteúdos em formatos alternativos, como Libras e Braile.

O projeto teve início em 2002, quando o web designer e hoje presidente da organização Guilherme Lyra começou a trabalhar criando ferramentas de uso para deficientes auditivos e visuais em outros projetos. "Me envolvi tanto com o assunto que decidi criar uma organização especialmente voltada para a acessibilidade", lembra Lyra.

Desde então, a ong não parou. Em dois anos de atividades, a organização recebeu em torno de 200 webdesigners de ongs e organizações públicas para participarem de seus cursos de capacitação. Além disso, foram disponibilizados mais de 200 livros em braile na Internet, além do dicionário Libras, que foi distribuído para 15 mil escolas, publicas e particulares de todo o Brasil

O último dos projetos realizados pela organização é o navegador "Da Silva", um software em português que avalia o grau de acessibilidade de páginas da Internet. Além de avaliar, o programa ainda ajuda na construção e manutenção de páginas especiais. Há cerca de 150 usuários já cadastrados no programa, que está disponível gratuitamente na Internet.

Para 2004, a instituição está desenvolvendo um novo projeto, que tem como objetivo criar mecanismos de acessibilidade para pessoas com baixa escolaridade. "Pouca educação é uma causa de exclusão social tão grave quanto a deficiência", diz o presidente.

Além disso, há a idéia de lançar um novo dicionário de libras, dessa vez com animações feitas em computação gráfica que representam a linguagem de sinais. Mais: a nova edição terá outros recursos, como por exemplo, o reconhecimento de voz.

http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/fazendo/id270104.shtml

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader