> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Mydoom, o pior vírus da história da Internet


Publicado pelo Diário do Grande ABC OnLine 29/01/2004

O vírus de computador Mydoom, que se propaga desde segunda-feira através de mensagens de e-mail e do programa de troca de arquivos Kazaa, já superou o vírus Sobig.F pela amplitude de sua difusão, informou nesta quarta-feira a empresa de segurança em informática F-Secure, com sede na Finlândia, e a empresa de antivírus MessageLabs.
"Se você analisar a quantidade de mensagens eletrônicas, o Mydoom já superou o Sobig.F e se tornou o ataque de vírus mais importante que conhecemos", disse à AFP Mikko Hyppoenen, diretor do departamento de pesquisa de antivírus da F-Secure. "No mundo inteiro já gerou mais de 100 milhões de e-mails infectados desde segunda-feira. Com esta velocidade derrotou o Sobig.F, que gerou 300 milhões de mensagens infectadas em sua primeira semana", acrescentou.
De acordo com os números da MessageLabs, o MyDoom infectou um em cada 12 e-mails nas primeiras 24 horas em que se espalhou pela Internet, enquanto o Sobig.F contaminou uma em cada 17 mensagens, em agosto de 2003.
Batizado de Mydoom ou Novarg, o vírus se propaga automaticamente através das agendas de endereços das caixas de correio eletrônico que ataca. Além disso, também se espalha através do serviço Kazaa, que permite a seus usuários trocar músicas, jogos e filmes gratuitamente.
Ataque - O vírus foi detectado no final da tarde de segunda-feira na Europa, quando Estados Unidos e Canadá ainda estavam em horário de trabalho. Por este motivo a maior parte dos danos aconteceu na América do Norte, enquanto os técnicos do resto do mundo tiveram tempo de preparar antivírus antes de terça-feira, explicou Hyppoenen.
Até esta quarta-feira, entre 390 mil e 500 mil computadores já foram infectados em todo o planeta, segundo Hyppoenen. Na terça-feira, o FBI (Polícia Federal dos Estados Unidos) anunciou a abertura de uma investigação sobre a origem do Mydoom.
Um dos maiores riscos é que as mensagens do Mydoom às vezes vêm 'disfarçadas' com o nome de pessoas conhecidas do usuário, ou do seu provedor de acesso. Achando se tratar de fonte confiável, o internauta acaba abrindo a mensagem e infectando sua máquina. Os e-mails chegam com arquivos anexados em .exe e .zip. No campo assunto (subject), as palavras variam. Mas a maioria das mensagens infectadas traz as palavras 'hi', 'hello', 'test', 'status' e 'error'.
Quem já foi infectado pelo vírus pode baixar uma vacina gratuita da Sophos no endereço:
www.sophos.co.uk/support/disinfection/mydooma.html

http://www.dgabc.com.br/Internet/Internet.idc?conta1=404434

Diário do Grande ABC

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader