> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Escolas entrosam alunos com atividades


Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 30/01/2004

Com a proximidade do primeiro dia de aula, que começa na segunda-feira para a maioria das escolas, estudantes enfrentam expectativas e novos desafios. São matérias, professores e também novos colegas. Para facilitar o entrosamento e incentivar o bom convívio entre todos, muitos colégios da região elaboram atividades especiais.
O colégio Módulo, por exemplo, localizado na Lapa, nos primeiros dias de aula aposta em jogos e brincadeiras para enturmar os alunos.
"A primeira semana de aula é muito importante para os alunos da 1ª a 4ª série do ensino fundamental, pois eles retomam a rotina de estudo e iniciam um novo ano de aprendizado e novos objetivos", afirma a coordenadora do ensino fundamental I, Simone Oliveira.
As atividades têm o objetivo de integrá-los e de relembrar algumas disciplinas, por meio de jogos como boliche com sílabas para formar palavras, bingo e tabuada, entre outros.
Alunos da 1ª série, de acordo com a coordenadora, também passam por uma adaptação à nova escola.
"Além das brincadeiras e jogos pedagógicos, realizamos passeios pelo colégio, nos quais os alunos conhecem todos os ambientes, como quadras, praça de alimentação e academia, entre outros espaços. Também conhecem pessoas com as quais vão conviver, como inspetores e professores. Estes passeios ambientam os estudantes e dão mais segurança para eles", acrescenta Simone.
Um dos colégios mais tradicionais da cidade, o Rio Branco, localizado em Higienópolis, prepara a ambientação do aluno desde o primeiro dia de matrícula.
Os estudantes respondem um questionário sobre seus hábitos e preferências.
Por meio de seu perfil, professores indicam atividades em que o estudante se adequará mais facilmente.
Um dos projetos que mais envolvem os matriculados é o Monitoria de Alunos.
Estudantes mais velhos podem se inscrever e atuar como monitores de colegas mais novos.
"Além de incutir o senso de responsabilidade no aluno monitor, existe a maior integração entre eles, o que beneficia o ambiente escolar", afirma o diretor geral do Rio Branco, Paulo Henrique Camargo Rinaldi.
As monitorias geralmente são realizadas em viagens para hotéis-fazenda em cidades tanto dentro como fora do Estado. "Procuramos evitar a formação de 'panelinhas' e incentivar que todos troquem idéias entre si", afirma Rinaldi.
Outra atividade que melhora o convívio é o coral, em que todos podem participar, e as aulas esportivas que são realizadas à noite.
Em escolas públicas, há três anos existe um projeto que vem ganhando apoio de cada vez mais colégios. O Educom.radio é desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em 455 escolas da cidade. Alunos, professores, funcionários e moradores da região aprendem a trabalhar em uma rádio e a operam dentro das escolas.

http://txt.estado.com.br/suplementos/seub-oeste/2004/01/30/seub-oeste009.html

O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader